sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Dudzicopa 28 - A despedida de Modric

O vigésimo sétimo dia da Copa do Mundo me fez pensar em Modric. Sim, de novo em Modric. Porque amanhã deve ser o último jogo do craque croata em Mundiais. Eu fico pensando em Modric e lembrando de Hagi, de Lechkov, de Hasan Şaş, de Landon Donovan e de James Rodríguez...

Falo desses meias imponentes que aparecem nas Copas e marcam algumas seleções menos tradicionais do futebol. Sei que Hagi 90 foi o breakthrough, mas falo de Hagi 94, capitaneando a Romênia para as quartas de final quando estava no Brescia. E obviamente sei que Modric já era multicampeão e conhecido em 2018, mas me parece que aquela Copa é o momento em que ele deixa de ser uma das peças do meio de campo do Real Madrid para ser um craque levando um time adiante. Ao menos é isso que me lembro e sinto. Então nesse sentido ele está nesse grupo que citei.

O que eu acho mais curioso é lembrar que Modric nem sempre foi Modric. Em 2008 ele chegou ao Tottenham sendo disputado por equipes inglesas, mas aos 23 anos não estava nem perto de ser o jogador que é hoje. Tanto é que demorou para encontrar posição (jogou de ponta-esquerda e 10 atrás de um atacante nos Spurs) e demorou para engrenar. Quando o fez a temporada já era a 2010-11 e Modric, com 26 anos, tinha "falhado" em levar a Croácia para a Copa da África do Sul. 

A chegada ao Real Madrid foi na temporada 2012-13, mas era o time do Mourinho e o croata ficou no banco de Xabi Alonso, Khedira e Ozil. Em 2013-14 ele teve uma boa temporada como titular, mas a 14-15 foi marcada por uma lesão grave que o tirou dos campos por três meses. É só a partir da metade de 2015 que ele alcança a marca de intocável e encantador meiocampista do time. Só aos 30 anos! Que bom que deu certo para ele, mas vale  lembrar que o caminho do jogador de futebol às vezes é bem torto.

Falando nisso, uma curiosidade: em 2014 eu tive a oportunidade de falar com o craque croata face a face. Foi durante a Copa, após o jogo da Croácia contra o México na Arena Pernambuco (a foto abaixo foi tirada por mim na arquibancada). Os croatas perderam por 3 a 1 e ficaram fora do Mundial. No dia anterior, Modric havia cravado que os croatas venceriam.



 
Na zona mista, após a derrota, Modric passou na minha frente. Estava bravo, claro (ele, não eu). Eu e outros colegas resolvemos chamar...
Ele parou.
Veio falar com a gente após a eliminação. 


Eu não lembro se mais alguém perguntou e nem o quê, mas eu lembro que consegui fazer uma pergunta para ele. Não me orgulho do que perguntei, mas acho que ele deu uma resposta à altura.

Eu: - Ontem você disse que tinha certeza da vitória. O que aconteceu? 

 

Modric: - O que você espera que eu diga? Eu achava que éramos melhores e sigo achando que somos melhores, mas não conseguimos vencer. 


Na época eu lembro que fiquei me achando por ter irritado o Modric. 
Mas depois eu me senti envergonhado. 

O cara tava fora da Copa e parou pra falar comigo. E eu fui lá e quis questioná-lo por ter autoconfiança... 


Naquela Copa ele não jogou nada. Era esse Modric aqui:




Na seguinte foi o craque e Bola de Ouro. 

A vida seguiu e amanhã ele deve se despedir com um Mundial inferior ao de 18, mas superior aos de 06 e 14. 


Ah! Acho que teremos um bom jogo amanhã! Marrocos vai pra cima será? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário