segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Dudzicopa 10 - Um jogo de momentos e diferenças no placar

O nono dia da Copa do Mundo do Catar me fez pensar em quantos minutos ofensivos de qualidade um time precisa para ganhar um jogo. Porque me parece que Camarões e Gana precisaram de pouquíssimos trechos das respectivas partidas para saírem com grandes resultados, enquanto Suíça e Uruguai vão lamentar não terem aproveitado melhor os períodos em que chegaram perto do gol rival. 


Vou recorrer ao site Sofascore para me ajudar na visualização disso que estou falando. Começo com Camarões e Sérvia: 


O Sofascore se utiliza de métricas combinadas para criar um algoritmo capaz de mostrar os momentos de pressão de um time em cima do outro durante o jogo. As barrinhas verdes são momentos ofensivos de Camarões e as azuis da Sérvia nessa imagem. Me parece que nesse caso o jogo está muito bem traduzido. Um começo forte dos sérvios, domínio dividido, o gol de Castelletto e, no finzinho, dois gols sérvios meio do nada. No segundo tempo o domínio da Sérvia deveria significar a vitória por 3 a 1 ou mais, mas Camarões em dois lances empatou e depois ninguém foi tão melhor assim. Em suma... Em 97 minutos (mais ou menos), Camarões precisou de quê? Quinze minutos bons (ofensivamente) para sair com a mesma pontuação da Sérvia? 

O duelo entre Gana e Coreia do Sul também seguiu por aí:


 
Começo dos sul-coreanos com boas jogadas, envolvendo e ficando perto de abrir o placar, até que Gana encontra um gol de bola parada e leva o jogo para o campo do time asiático, fazendo o segundo gol pouco depois. No segundo tempo, pressão dos sul-coreanos que resulta em dois gols e o empate, um lance ganense e 3 a 2 no placar e um final de pressão e muitos e muitos cruzamentos da Coreia do Sul (46) sem chegar ao empate. Em 111 minutos, Gana foi superior (ofensivamente) por 20. 


Nos outros dois jogos me parece que os melhores times venceram de maneira justa, mas creio que vale pontuar alguns momentos que poderiam - a exemplo dos duelos dos africanos de hoje - terem determinado outros resultados nesta partida. 


No jogo do Brasil esses dois períodos ali no segundo tempo (barras azuis) eram os que a Suíça havia esperado o jogo todo, mas as finalizações não foram boas. 

Nessa conta meio improvisada e subjetiva eu diria que o Brasil foi melhor (ofensivamente) em 90 dos 96 minutos disputados. 

Já no caso de Uruguai e Portugal a coisa foi diferente. Considero que Portugal foi a melhor equipe, mas os minutos que se seguiram ao gol de Bruno Fernandes foram todos do Uruguai (barrinhas azuis). Faltou uma pontaria um pouquinho melhor para mudar os rumos do jogo! 


Na minha estatística subjetiva, seriam uns 65 minutos de superioridade portuguesa e uns 45 uruguaia nos 111 minutos jogados. 

Não busco afirmar nem provar nada com tudo isso. Quero apenas refletir sobre aquela pergunta que deixei: quantos minutos bons um time precisa em um jogo para ganhar? 

Às vezes dez minutos bastam (Camarões). Às vezes você precisa de 90 (Brasil). Outras os seus 45 (Uruguai) só vêm por causa da necessidade de responder aos 65 do adversário (Portugal), enquanto em outras 25 bons viram 20 bons do adversário porque você se abalou no jogo (Coreia). 

No fundo me parece que a ideia é: quem joga melhor por mais tempo tem mais chances de se impor ao adversário, seja com posse, transições ou bola parada. Quem se impõe em relação ao adversário por mais tempo tem mais chances de transformar superioridade em gols.

No entanto não dá pra fugir do fato de que isso não é uma regra e que cinco minutos fulminantes podem decidir uma Copa. Mesmo que isso pareça injusto, essa é a natureza do jogo... O desafio é balancear ponderações, avaliações e observações com o puro e simples resultadismo. 


Minha seleção da 2ª rodada da fase de grupos 

🇵🇱 Szczesny
🇷🇸 Zivkovic 🇦🇺 Souttar 🇨🇭Akanji 🇫🇷T Hernández
🇸🇦 Kanno
🇬🇭 Kudus 🇩🇪 Musiala 🇫🇷 Griezmann 🇵🇹 B. Fernandes 🇫🇷 Mbappé



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