domingo, 20 de novembro de 2022

Dudzicopa 02 - A tremida do Catar, os jovens equatorianos e a espera por Gakpo

No teatro, na música e no stand-up comedy existe o medo de palco...
Me parece que isso aconteceu com a seleção do Catar contra o Equador no primeiro jogo da Copa do Mundo!

Não foi o jogo que esperávamos, principalmente porque o Catar não foi o que a gente imaginava. 
Sem conseguir trocar passes, os comandados de Félix Sánchez não envolveram os equatorianos. 
Sem envolver, perderam a bola. 
Sem a bola, tiveram que defender.
E defender é muito difícil para esses jogadores!

Para o Equador tudo foi muito simples e natural.
Parecia que os jovens Moisés Caicedo, Jhegson Méndez, Hincapié, Preciado e Estupiñan estavam na segunda ou terceira Copa. A atitude foi correta. A intensidade foi adequada e a parte tática foi bem seguida, sobretudo na hora de tirar a saída de bola dos cataris. Tudo isso, claro, foi coroado pelo excelente aproveitamento do experiente Enner Valencia nas finalizações. 



Me parece que as expectativas sobre os equatorianos aumentaram um pouco. Eu gostei do que vi. Acho que vai engrossar mesmo contra Holanda e acredito que possa ser superior a Senegal. 

Já os cataris jogam mais que isso, mas fiquei pensando na questão do jeito de jogar e de como, por mais que devesse ser rápido, o estilo é de calma e paciência. Desempenhar essa ideia com o estômago cheio de borboletas e um monte de equatorianos rápidos e jovens correndo pra cima de você deve ser dificílimo. Ainda mais com toda a expectativa dos torcedores do time da casa... 

A ver os jogos desta segunda:

Inglaterra x Irã

Os ingleses não vem bem e vão ter que furar a retranca iraniana de Carlos Queiroz. Veremos linha de 5 contra "linha de 6"?  Quem é que vai destrancar o ferrolho? Bellingham? Kane? Bola parada? Do lado do Irã esse trio de frente composto por Jahanbakhsh, Taremi e Azmoun prometeria muito. A ver se chegarão a jogar juntos. 

Senegal x Holanda

Gosto do Van Gaal e quero ver Cody Gakpo titular na Holanda! Acho que a Laranja pode crescer durante a competição, sobretudo se o jovem atacante do PSV tiver destaque em um time mais "operário" por assim dizer. Do outro lado, sem Mané, me parece que a segurança defensiva de Mendy e Koulibaly, além da pegada de Nampalys Mendy serão importantíssimas para que os senegaleses tenham chance. 

Gales x Estados Unidos

Quem ficar com a bola provavelmente terá problemas com os contragolpes e transições do outro time. Os jogadores do Leeds, Tyler Adams e Brenden Aaronson, me chamam a atenção na equipe americana, assim como Reyna, se chegar a jogar. Do lado de Gales, Daniel James correndo pode ajudar e Kiefer Moore pelo alto pode ser providencial para os gols que os galeses precisarão.  Bale estará lá, mas não sei como exatamente. A ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário