segunda-feira, 9 de maio de 2016

Saga FM: 01- Milasevan e o Olympique de Marseille

Vocês se lembram daquelas várias promessas de que eu iria abandonar o Football Manager 2016? Que era impossível?! Que não fazia sentido?! Que a máquina sacaneava?!  Pois é...  Alguma mão invisível do mercado e do destino resolveu dar um jeito nisso pra mim e meu HD com o save do Swansea/Leicester se perdeu... 

Mas, eu preciso dizer uma coisa pra vocês... Eu tenho um problema! Sim. Tal qual a droga que faz bem e mal ao mesmo tempo eu resolvi voltar à coisa... Resolvi reinstalar o FM 16 no novo HD e iniciar mais um save - o derradeiro, disse eu... 

Bom, o que fazer neste que seria meu último save? Minha última esperança de tentar dar certo nessa porcaria?! Resolvi apelar... Ele teria que voltar... 

Santiago Milasevan... 

Pra quem não acompanhou os meus idos de 2014 e 2015, fiz na Trivela algo inédito nos grandes sites de esportes do país ao contar como foi o meu save no FM 2012. Naquele primeiro post em março de 2014 eu explicava como nasceu o meu alter-ego Santiago Milasevan, um uruguaio estudioso, mas linha dura que tinha entre as metas repetir os passos de Marcelo Bielsa com o mesmo estilo e ideias de El Loco. Naquele save ele assumiu o Instituto de Córdoba e conquistou o mundo (sim, literalmente o Mundial de Clubes). Nada melhor do que ele voltar para esse save do 2016, já que se não fosse ele ninguém mais conseguiria sucesso. 

Mas aonde ele voltaria? Rá! Nada melhor do que também literalmente seguir os passos do mestre... Em uma reviravolta digna de Congresso Brasileiro a dona do Olympique de Marseille, Margarita Louis-Dreyfuss, ordenou que o presidente Vicent Labrune buscassem um novo Bielsa, capaz de dar seguimento ao que o argentino tinha feito no clube, mas que acabou sendo destruído pela falta de diálogo e vendas incessantes de atletas importantes. Assim, o OM contratou Santiago Milasevan, que tinha em seu currículo um Mundial de Clubes, três Libertadores e infindáveis títulos argentinos. É bem verdade que muitos deles foram entre 2018 e 2022, mas o time space continuum tá aí pra isso... 

O time

Sem muita grana, mas conhecendo bem os atletas, decidimos não contratar ninguém pra sequência da temporada. O grande desafio seria criar uma tática de alta pressão, roubada de bola rápida e velocidade pelos lados nessa mecânica do FM 16, que é bem diferente das dos outros games... 

A ideia inicial era fazer um Olympique de Marseille muito parecido com o da temporada 2014-15 com o time transitando entre o 3-3-3-1 e o 4-2-3-1. Formação com três zagueiros contra times com dois atacantes e formação de quatro defensores para equipes com um atacante. 

As "Roles" dadas aos atletas inicialmente foram as seguintes: 

Sweeper Keeper (já que jogaríamos com linha alta de defesa)

----------------------------------------------------------------------------
Wing Back Support pela direita (ideia é subir e atacar sempre pelos lados, mas ainda assim voltar rápido pra recompor)
Central Defender Defend 

Central Defender Defend  (tentei Stopper, mas a linha de quatro fica completamente desfeita)

Wing Back Support pela esquerda

--------------------------------------------------
Central Midfielder Defend  (tentei Ball Winning, mas acaba com a linha de defesa
Box to Box Support  (nosso segundo volante) 

----------------------------------------------------
Winger Support pela esquerda (ideia é ter atletas em várias linhas e suporte atrás caso fosse necessário)
Advanced Playmaker Support (nosso maior criador de jogadas) 

Inside Forward Attack (quem vai ajudar nosso centroavante)

----------------------------------------------------------
Complete Forward (de tudo um pouco pra esse moço!)



 E até que não fomos tão mal na Liga: 























Na Liga Europa caímos nas oitavas de final para o Tottenham, depois de termos sido primeiros no grupo e passado pelo Anderlecht na segunda fase. Na Copa da França caímos nos rounds inicias para o modestíssimo Nîmes Olympique, enquanto na Copa da Liga fomos eliminados pelo Monaco no quarto round. 

Bom, nada mal pro primeiro ano, mas pro segundo precisamos contratar e, principalmente, dar um jeito de manter no elenco a grande quantidade de atletas emprestados (Isla, Lucas Silva, De Ceglie, Cabella, Thauvin, Fletcher, Manquillo...). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário