sexta-feira, 13 de maio de 2016

Saga FM: 02- Reconstruindo o Marseille

Findada a primeira temporada no comando do Marseille era hora de remontar/montar o time para buscarmos ao menos um título. A Liga Francesa seria muito difícil, mas acreditávamos que uma ou duas copas no país seriam plenamente possíveis, enquanto a Liga dos Campeões seria um objetivo bem secundário tendo em vista a dificuldade de obter qualquer coisa.

Bom, a primeira coisa que precisávamos era substituir os atletas que estavam no clube por empréstimo apenas. Eram eles:

Isla - Lateral direito
Manquillo - Lateral direito
De Ceglie - Lateral esquerdo
Lucas Silva - Volante
Cabella - Meia-atacante
Thauvin - Meia-atacante
Fletcher- Atacante

De todos esses apenas De Ceglie teve preço acessível! Adquirimos o italiano por 1 milhão e meio de euros.

Isso nos obrigava a buscar no mínimo mais dois meias, um lateral direito e um atacante, bem como um volante pra dividir as obrigações com Diarra e Romao.

Primeiro fomos ao mercado dos sem contrato! Por lá estavam o volantão Mathieu Flamini, ex-Arsenal, e Gastón Ramirez, meia criador, ex-Middlesbrough e Southampton, uma espécie de Ganso uruguaio...

Já pro ataque, Adrian Ramos estava à venda pelo Dortmund e eu não titubeei! 2 milhões de euros no moço pra rotacionar com Batshuayi!  Na lateral direita nossos olheiros trabalharam muito bem ao pontuar as valências do austríaco Florian Klein, que estava no Espanyol e que chegou por 3 milhões de euros!

A cereja do bolo, porém, veio da Dinamarca! O extremo Pione Sisto, então com 21 anos, tinha uma excelente avaliação dos meus olheiros e cláusula rescisória de 8 milhões e meio de euros Pagamos com gosto!



Nessa lista estão mais algumas transações a serem explicadas! Na zaga, Dória voltou de empréstimo para fazer dupla com Nkoulou, tendo Rekik como reserva imediato, mas era necessário mais um atleta para as partidas em que três zagueiros fossem usados. Por isso trouxemos por empréstimo Kevin Wimmer, do Tottenham. Já Van der Vaart, em fim de carreira, foi um jeito de ter um atleta com excelente finalização de fora da área, posto que era ocupado por Lucas Silva.

Por fim, Florentin Pogba e Juan Rausch foram apostas para o futuro, com o primeiro sendo uma espécie de novo Manquillo, enquanto o segundo teve que ficar nos reservas pela impossibilidade de inscrevermos mais de quatro "não-europeus".

Vamos aos jogos?


Viram aí a minha humilhante derrota para o Paris St. Germain por 6 a 1 né? Viram aí o grupo da Champions né? Juventus, City e Kobenhavn! Bom, sabem aquela vitória ali por 3 a 2 em casa contra a Juventus? Me garantiu nas oitavas da Champions devido à combinação de resultados e vantagem minha no confronto direto contra os italianos!

Em novembro, no entanto, estava claro que Gastón Ramirez não me ajudaria... Que Van der Vaart tinha mais momentos ruins do que bons, que Flamini era sinônimo de cartões e que Nkoulou tinha se tornado uma figura completamente descompromissada.... Pra piorar, Sisto, Alessandrini, Dja Dje Dje e Romao sofreram lesões graves que os afastaram pela segunda metade da temporada inteira... Tínhamos que ir ao mercado de verão!


Que sorte a nossa! Apesar de ter retornado ao Newcastle, Cabella voltou a ficar chateado com a situação dele na Inglaterra e o clube aceitou a venda por 8 milhões e meio! Nosso criador estava de volta! Além dele também chegaram substitutos para os lesionados, todos por empréstimo! Bittencourt para suprir Sisto e Alessandrini, Trippier, lateral direito, pro lugar de Dje Dje e o volante Onazi pra vaga de Romao.

Com eles aconteceu o seguinte:


Sim! Na Champions pegamos o Barcelona e vencemos em casa por 1 a 0! Mal podia acreditar no feito! Era só jogar bem fora de casa e a vaga seria nossa! Já me imaginava sendo o novo Simeone e.... E... E então isso aconteceu:


É....  No intervalo 1 a 0 pra eles... No fim, 7 a 0... Um daqueles jogos em que a vontade de ganhar tira a vontade de perder de pouco....


Bom, na Ligue 1 estávamos em segundo lugar atrás do Monaco de Marcelo Bielsa (!!!!!!), mas à frente do St. Germain!


Chegamos à decisão da Copa da França, mas perdemos a chance de título da liga nessa sequência de derrotas para Angers e Lyon... Mas de alguma forma fiquei feliz pelo mestre ter conquistado o campeonato!


E claro, fiquei feliz com a possibilidade de ganharmos o nosso primeiro título! O adversário na decisão da Copa da França era encardido, mas não favorito: o Rennais, que chegou em quinto no campeonato. O jogo foi bem difícil, mas...


Nosso primeiro título veio! E nosso time da temporada foi esse:



Vejam que de novo Batshuayi me salvou muitas vezes! 30 gols em 48 jogos! O cara é um monstro! Por outro lado, Ocampos não repetiu os 25 gols da temporada anterior, enquanto Cabella, apesar de não aparecer nesse 11 ideal da formação de três zagueiros, foi um dos melhores assistentes ao lado de Klein!

Klein, aliás,que foi eleito o jogador dos torcedores nessa temporada.

Será que conseguimos o título francês na temporada seguinte?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário