quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Em queda, Marseille precisa se reinventar com quase os mesmos 11

Chama a atenção a queda de desempenho do Olympique de Marseille nas últimas rodadas do Campeonato Francês. O time que emendou oito vitórias consecutivas entre as rodadas 3 e 11 teve solavancos de bom e mau futebol nos jogos seguintes e passou a atuações bastante ruins a partir da rodada 15, quando venceu o Nantes, mas ficou longe de convencer.

As duas derrotas de 2015 - nos pênaltis para o Grenoble da quarta divisão francesa na Copa e por 2 a 1 para o Montpellier no campeonato - foram mostras eloquentes dos piores problemas da equipe de Marcelo Bielsa neste momento: falta de compactação, marcação débil e má pontaria na frente do gol.

A primeira possibilidade para explicar o porquê desta queda recai no suposto cansaço dos atletas, algo que é uma constante nos times de Bielsa, já que marcar sob pressão e atacar sempre exige muito dos jogadores. O treinador argentino disse algumas vezes que não é este o problema.

Partindo deste pressuposto (que não é mensurável) procurei ver quais foram as mudanças objetivas do Marseille daquela sequência para o atual momento. Para isso utilizei o site Squawka (www.squawka.com), especializado em estatísticas e os jogos que vi do time (praticamente todos na atual temporada).

O corte inicial é da rodada 1-14, que teve a seguinte formação:



(Marseille no 4-2-3-1 que se alterou para 3-3-3-1 quando o adversário atuou com dois 
atacantes de área)


E os seguintes números: 10 vitórias, 3 derrotas e 1 empate  e


Depois com os desfalques de Ayew, Morel e Romao em diferentes momentos, a equipe passou a atuar assim:



E teve os seguintes números: 3 vitorias, 1 empate e 2 derrotas


Nenhum deses números explica a queda. A posse de bola aumentou, a distância dos passes seguiu a mesma, o acerto dos passes e dos desarmes se manteve estável enquanto o acerto nas finalizações caiu só 6%.

A média de gols marcados, no entanto, caiu de 2,14 para 1,8 enquanto os gols sofridos aumentaram de 0,92 para 1,2 por jogo.

Pelas porcentagens de acerto da equipe é possível dizer que o Marseille está fazendo tudo praticamente igual e com a mesma eficiência, exceto marcar e evitar gols. Os números absolutos porém, é que demonstram uma mudança no estilo de jogo nas últimas rodadas.

Números absolutos mostram uma equipe que tem que agir mais a cada jogo

A efetividade segue a mesma, mas a equipe tem tentado mais desarmes (média de 39,3 da rodada 15 a 20 contra 36,5 da rodada 1 a 14). Não é um grande acréscimo, mas a situação de um jogador chama muito a atenção: Gianelli Imbula. 

Normalmente segundo volante, Imbula é o elo entre a defesa e o ataque. Pelo estilo de jogo de alta pressão do Marseille, no entanto, é esperado que ele faça menos desarmes e contribua mais com o jogo ofensivo (a bola chega quebrada ou é roubada lá na frente). No entanto é possível observar pela média que, apesar de manter a efetividade nos desarmes (cerca de 50%), o camisa 25 tem trabalhado muito mais atrás.

Média de desarmes tentados entre as rodadas 1 e 14: 3,92 por jogo
Média de desarmes tentados entre as rodadas 15 e 20: 8,16 por jogo

É um aumento assombroso que mostra como a bola está chegando em uma zona onde já deveria estar "morta" graças ao estilo de pressão alta.

O Marseille também tem tentado mais dribles/jogadas individuais. Entre as rodadas 1 e 14 o Marseille tentou 361 jogadas do tipo, o que dá uma média de 25,78. Já entre as rodadas 15 e 20 foram 173, o que significa um aumento para 34. Paradoxalmente, o número de passes segue estável, o que nos leva a crer que a bola chega mais devagar aos homens de frente (já que ela pode ter vindo após um drible, por exemplo) ou que quando ela chega eles tomam a decisão de investir em dribles antes de concluir a jogada (ou as duas coisas, claro).

Aqui novamente um nome chama a atenção: Florian Thauvin.

O meia-atacante de 21 anos é uma das forças criativas da equipe e importante conexão entre o meio e o ataque com sua velocidade e dribles. O jeito de atuar, no entanto, tem sido outro.

Média de jogadas individuais/dribles por jogo entre as rodadas 1 e 14: 4,92 por jogo
Média de jogadas individuais/dribles por jogo entre as rodadas 15 e 20: 7,5 por jogo

Já a pontaria para chutar caiu demais: Era de 40% com 12 chutes no alvo, 18 pra fora e 9 bloqueados e agora é de 22% com 2 no alvo, 7 fora e 3 bloqueados. Novamente a comparação é entre 1-14 com 15-20. Ou seja... Thauvin tenta mais jogadas individuais e chuta pior nas últimas semanas.


E falando em gols... O que dizer de Andre-Pierre Gignac?  Entre as rodadas 1 e 14 ele marcou 11 gols. Já entre as rodadas 15 e 20, anotou apenas 1. A média caiu de 0,78 para 0,16, embora o número de chutes e a pontaria tenham ficado iguais. A qualidade não é medida em números não é mesmo?

Mas como explicar a queda?

Marcelo Bielsa diz que não é cansaço. Eu tenho lá minhas dúvidas, já que no Bilbao aconteceu a mesma coisa (embora em outro momento da temporada). De toda a forma, o que parece claro é que alguns atletas caíram de rendimento (Gignac e Thauvin) e outros não tem substitutos no curto elenco marselhês. Quando o time ficou sem Morel, Fanni não deu conta do recado... Quando o time ficou sem Ayew (machucado e CAN), Batshuayi fez Gignac trocar de posição e o time não rendeu. Quando o time ficou sem Romao, Lemina não deu a mesma consistência... 

Na última partida, por exemplo, o time titular teve Mandanda; Dje Dje, Fanni, Morel e Mendy; Romao, Imbula, Batshuayi, Payet e Thauvin; Gignac. Em meio ao péssimo rendimento dos homens de frente Bielsa tinha os seguintes nomes no banco: Samba (Goleiro), Aloe, Dória e Sane (defensores de 20,20 e 18 anos), Lemina (segundo volante de 21 anos), Boutouba (meia-atacante de 16 anos) e Omrani (atacante de 21 anos). Pois é... Omrani entrou e fez um gol, mas não dá pra falar em banco qualificado.

O elenco tem Alessandrini e Barrada (meias-atacantes de 25 anos e com alguma experiência no futebol internacional), mas ambos estão lesionados. Ou seja... Se houvesse mais opções era possível pensar em maneiras de fazer a equipe jogar. Da maneira como está, Bielsa vai ter que corrigir os jogadores que têm atuado... 








Nenhum comentário:

Postar um comentário