quinta-feira, 11 de julho de 2013

O conceito e o feito

Não sou nenhum visionário, analista ou filósofo, mas me permito algumas convicções. Uma delas é que na vida tudo parte de uma ideia (ao menos as melhores coisas partem de uma ideia).

Dos desenhos de Da Vinci aos ininteligíveis filmes iranianos cult, o primordial não é a execução, mas sim o conceito, o que levou àquilo. Henry Ford, um dos responsáveis pela mudança do sistema econômico e das relações interpessoais modernas, disse certa vez que se fosse apenas ouvir seus clientes teria chegado à seguinte conclusão: "Precisamos de um cavalo mais rápido". Em vez disso, ele criou algo que ninguém imaginava: um automóvel.

Faço este preâmbulo todo porque acredito que o futebol também funciona desta forma.... As melhores experiências partem de uma ideia. 

Em uma visão pueril diríamos que a ideia no futebol é sempre vencer. Em boa parte é verdade, mas existem muitas formas de vencer e de ser. Afinal de contas, em todo torneio existe apenas um vencedor de fato, mas diversos em tese. 

O Barcelona é hoje o exemplo mais citado de uma ideia para o futebol. O estilo de jogo de posse de bola, a valorização das canteras e internacionalização de conceitos outrora muito particulares à região da Catalunha deixam clara uma identidade do clube e do futebol praticado. As duas coisas caminham juntas. O mesmo pode ser dito do Real Madrid. Aos blancos não basta vencer, - às vezes isso pouco importa - é necessário que isso aconteça por meio dos pés e mentes de grandes estrelas e grifes do futebol mundial. A "classe", a "sofisticação" e o "prestígio" de sempre ter os melhores jogadores do planeta move o Real à frente.

O Bayern de Munique também tem a sua ideologia com a introdução de muitos jovens da base e a proposta de um jogo em que a disciplina serve ao talento. O Borussia Dortmund também tem uma ideia, o Chelsea, o Manchester United, o Arsenal, o Porto e por aí vai.

No Brasil os clubes também têm ideias, embora elas sejam de prazo muito mais curto. O Corinthians depois do retorno à Série A definiu como meta ser um time reconhecido internacionalmente. Por isso contratou Ronaldo e por isso trabalhou duro para montar uma equipe competitiva o bastante para vencer a Copa Libertadores da América. Não se trata apenas de uma obsessão de torcedor, trata-se de uma meta por trás do título. A chegada de Alexandre Pato tem muito a ver com isso.

O Atlético Mineiro quis romper de uma vez por todas com a noção de que seria um time de segundo escalão. Por isso investiu pesado no futebol, se arriscou ao contratar Ronaldinho Gaúcho, bancou o técnico Cuca e hoje colhe os frutos de uma equipe que joga de forma ofensiva - aqui também há uma ideia - e que atrai não só o próprio torcedor, como entusiastas de outras equipes.

O Santos tem na revelação de novos atletas a sua ideia de futebol, o Fluminense opta pela contratação de estrelas e um estilo de jogo pragmático, o Internacional investe em sua estrutura forte, o Coritiba tem um projeto novo e de baixo orçamento, o Atlético Paranaense tenta um modelo distinto dos outros clubes, o Palmeiras - depois de se perder no messianismo de Felipão - se reconstrói com novas ideias e por aí vai.

O clube que teve mais potencial para viabilizar uma ideia de futebol, porém, é o que enfrenta neste momento a maior crise. O São Paulo que dominou o Brasil com o tricampeonato nacional tinha nas mãos a estabilidade, o dinheiro e os alicerces para desenvolver um projeto capaz de transformar o clube em um conceito. Isso até foi feito... Mas o conceito adotado foi o da arrogância.

Após os títulos o discurso do clube passou a ser de que não precisava de profissionais para seguir no rumo e que a agremiação era tão bem sucedida que qualquer um seria capaz de manter os êxitos. O êxito pelo êxito e a soberba pela soberba levaram a direção a demitir Muricy Ramalho e contratar o "sofisticado", mas inexperiente Ricardo Gomes. Os resultados não vieram, mas os dirigentes seguiram convictos no projeto da soberba a longo prazo e promoveram Sérgio Baresi. Não deu certo, mas a confiança seguiu inabalável, mesmo com o time tricampeão sendo desmontado pouco a pouco e remontado com peças muito abaixo daquelas de outros tempos.

A arrogância então levou o São Paulo a dizer que não valia a pena gastar dinheiro com técnicos: o clube era auto-sustentável. Assim, Paulo César Carpegiani foi contratado. Na visão diretiva o clube era tão auto-sustentável que poderia se dar ao luxo até de contratar um jogador de 39 anos após o pedido do capitão do time. Em meio a um processo de fritura promovido na imprensa por Rivaldo, Carpegiani foi  demitido extra-oficialmente e depois oficialmente. 

Para o lugar dele a postura foi a mesma e os diretores bradaram aos quatro ventos que o treinador que não servia para o Corinthians e nem para o Santos, servia para o São Paulo. Adilson Batista ficou pouco tempo no cargo, o que levou a presidência são-paulina a se questionar. Alguma coisa estava errada com o clube e o diagnóstico foi o simplório: "falta gana de vencer". Emerson Leão chegou, mexeu com os atletas e depois atrasou todo o desenvolvimento de uma nova equipe com seus polichilenos e outras sandices.

Após novas eliminações e a completa desestruturação do time de profissionais responsável pelo centro de referência Reffis, mais um treinador foi demitido. O  clube que apostara em um técnico iniciante, um técnico da base, um técnico de experiência média, mas que vinha de dois fracassos, um técnico inconstante e um técnico ultrapassado - todos com filosofias de jogo distintas - decidiu  então jogar suas fichas em um suposto projeto de longo prazo com Ney Franco.

O objetivo era valorizar a base e ter, no futuro, oito jogadores vindos do CT de Cotia no time titular. Isso demanda tempo. Isso necessita de uma filosofia. Ela até parecia presente no título da Sul-Americana e quarto lugar do Brasileiro, quando o São Paulo teve quatro atletas da base entre os titulares, um estilo de jogo vertical e rápido e jovens promessas como Cortez, Tolói e Osvaldo no 11 inicial.

Porém, a nova ideia de futebol do clube mostrou ser bastante permeável. Ao contratar Paulo Henrique Ganso por valores absurdos, a diretoria do São Paulo voltou a bater no peito pra dizer que era capaz de fazer o que ninguém era. Prometeu que faria o jogador ser aquele de outros tempos, mesmo sem saber se haveria lugar para o atleta no time e se ele se adaptaria à filosofia de jogo que o treinador do São Paulo pensava adotar.  Não obstante, o clube fez mundos e fundos para trazer o zagueiro Lúcio, banco de reservas de uma Juventus que atuava com três zagueiros, e se esqueceu de contratar atletas para outras posições carentes. 

A filosofia de ter oito atletas da base entre os titulares aos poucos foi perdendo força , bem como as condições para um elenco harmonioso. Lúcio abandonou os companheiros. Luis Fabiano voltou a perder a cabeça. Rogério Ceni se eximiu de culpa. Fabrício reclamou por jogar pouco. O vice-presidente disse que o time o envergonhava. 

O processo se agravou ainda mais quando o clube que queria ser auto-suficiente na produção de atletas decidiu afastar publicamente sete jogadores, sendo dois da própria base! Depois a diretoria foi ao mercado trazer Silvinho, Roni e Caramelo, desprezando a suposta bonança vinda do CT de Cotia. Por fim, reintegrou o descompromissado e experiente Juan, enquanto contratou o lateral Reinaldo - reserva do Sport - e agora Clemente Rodriguez, tido como defensivo, quando na verdade sempre se destacou pelo apoio.

Não é preciso muito para concluir que a ideia de futebol inexiste. A chegada de Paulo Autuori comprova isso. Novamente o clube faz uma auto-reverência e tenta buscar no passado algo que não existe mais. Autuori é famoso por abandonar projetos pela metade e por não ser muito habilidoso na montagem de seus times. Ele chega para os últimos cinco meses do ano e esse é o máximo de ideia, conceito, filosofia e projeto que o São Paulo é capaz de pensar... 


6 comentários:

  1. não sou nenhum perito em português, mas acho que com a reforma ortográfica o certo seria "autossustentável" e "autorreverência" não?

    Quanto ao texto em si: você acha que uma suposta saída do JJ e a entrada do Marco Aurélio Cunha como presidente do SP no próximo ano possa dar essa renovada na gestão do SP? Você acredita que o cara certo seja o Marco Aurélio? Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de rótulos, mas acho que a soberba de fato contaminou o São Paulo no últimos anos. Agora, uma coisa precisa ficar claro: o São Paulo HISTORICAMENTE sempre teve a "ideia" de investir forte no seu patrimônio/estrutura, em revelações da base (mesclando com a contratação de algumas estrelas) e se tornar reconhecido internacionalmente. Caso você não saiba, existia na década de 80 o chamado "Projeto Tókio" que depois teve muito êxito. Estamos falando de quase 30 anos atrás. Nos últimos anos de fato, o clube se perdeu, saiu um pouco dos trilhos. E sempre teve esta pecha de clube da elite, meio soberbo (não gosto do termo "arrogante" - soa ofensivo), etc e tal. E não sei se entendi bem o último parágrafo, mas o Autuori foi contratado para ficar até o final de 2014. PS: O Ricardo Gomes foi muito bem no BR-2009, quase foi campeão se não fosse a suspensão de alguns jogadores na reta final, você deve se lembrar disso. Acho que ele foi um dos 2 melhores pós-era Muricy. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso lembrar também que além do Ricardo Gomes ter lutado pelo título do BR-2009, ele foi semifinalista da Libertadores em 2010 (eliminado pelo campeão daquele ano - Internacional). Ele, mesmo "inexperiente", fez sim um bom trabalho à frente do clube, mesmo tendo algumas limitações no elenco. Justiça seja feita ao RG.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal do Blog.

    Meu nome é Gustavo Maturano e sou sócio representante do www.futebol.com no Brasil.

    Eu vi que seu site tem bastantes visitas no nicho de placares ao vivo e jogo.
    Gostaria de te apresentar essa nova ferramenta que lançamos recentemente:
    - http://www.jogosaovivo.com/widgets
    Com esse widget você vai melhorar a experiência de seus visitantes no seu site acrescentando tabelas de resultados/calendários com placares ao vivo, vídeo de gols, cotações dos sites de apostas esportivas e, é claro, catálogo de jogos
    Em menos de 5 minutos e três pequenas etapas, você cria seu primeiro widget e obtém o código html para colar em seu site, no tamanho certo para aparecer no lugar onde você quiser (barra lateral, página inteira...)
    Tamanho, cores, conteúdo... você configura os widgets da maneira que achar melhor, adaptados ao estilo e ao layout de seu blog.
    Assista um vídeo falando sobre o widget e de como colocá-lo em seu site:
    http://www.youtube.com/watch?v=UfREvI-05Qk
    Veja exemplos de sites brasileiros ja usando nossa ferramenta:
    - http://www.queroapostar.com/2012/04/23/resultados-ao-vivo-futebol/
    - www.apostasaovivo.com.br
    - http://apostasesportivas.com.br/resultados-futebol/
    - http://www.sitedeapostas.com.br/placares-ao-vivo/
    - http://brasilyonnais.blogspot.com.br/
    O que acha?
    Qualquer dúvida é só entrar em contato por este e-mail.

    Att.
    Gustavo Maturano
    www.futebol.com

    ResponderExcluir
  5. Olá turma do Dynamo dudziak,

    Meu nome é Humberto Alves, sou gerente de afiliados do www.apostasonline.com e gostaria de lhes fazer uma proposta.

    Como não consegui encontrar nenhuma área para contato, poderiam me enviar um email para afiliados [arroba] apostasonline.com para darmos continuidade a negociação?

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Dudziak, não tenho nenhuma proposta comercial para lhe fazer.
    Acho o texto excelente.
    Na leitura, lembrei de quando o PVC falava do time de 2007, rasgando-se em elogios, e dizendo que a tendência era o São Paulo ser o Bayern brasileiro. Ganhando ora dois, ora três, a cada cinco campeonatos nacionais.
    Sobre a questão do conceito, acho que o São Paulo tem duas filosofias que se perderam nos últimos anos. Oxalá estejam esquecidas, não mortas.
    Uma delas é a paciência com jogador em começo de ciclo. Não a paciência complacente, mas a paciência consciente. De que o jogador pode render melhor se se esforçar. Acho o caso do Osvaldo um acidente no percurso da atual administração. O jogador quase foi vendido, mas parece estar se recuperando.
    A diretoria não teve a mesma paciência com o Jadson.
    E o LF é uma questão mercadológica. Só vai embora se, no mínimo, igualar o valor pago ao Sevilla em 2011.
    Mas o São Paulo sempre teve essa característica. Foi assim com o grupo de 2004, que foi mantido em um ano bastante instável. Semifinalista da Libertadores, sofrendo pra retomar um rumo no mesmo ano no BR (quando o Cuca saiu, estávamos em 9º).
    A base de 2005 estava lá no ano anterior: Cicinho, Fabão, Lugano, Júnior, Danilo, Grafite, Tardelli...
    França foi um jogador que demorou pra decolar. Raí e Careca idem.

    Outra filosofia é a valorização da história dos ídolos.
    Pra mim, a diretoria sepultou essa marca na demissão do Muricy. O viés da demissão foi administrativo e político. Não foi técnico.
    Se houvesse uma avaliação técnica, que se propusesse ao Muricy algo como o que foi proposto ao Mineiro antes de ele ir pra Alemanha.
    É triste.
    Abraço!

    ResponderExcluir