quarta-feira, 9 de maio de 2012

Velocidade e bola parada para vencer (ou perder) do Boca


Os brasileiros Corinthians e Vasco entram em campo nesta quarta-feira tentando afugentar os temores de uma possível eliminação ainda nas oitavas de final. Acredito que a missão do Vasco, apesar de ter vencido o primeiro jogo, seja mais difícil que a do Timão, mas também estou convicto de que um gol do Emelec pode trazer a ruína para o alvinegro paulista. De toda a forma, quero chamar a atenção para um jogo que faz a prévia dos confrontos de hoje: Unión Española x Boca Juniors. 

Na Bombonera os xeneizes fizeram 2 a 1 e vão ao estádio Santa Laura com a vantagem do empate. O time argentino deve apostar nos contra-ataques para acalentar o furor hispano de abrir o placar, enquanto os chilenos farão transições rápidas com a posse de bola, explorando seus dois homens abertos, no seu 4-3-3.



Já o Boca deve manter o 4-3-1-2 de costume, mas com as ausências de Ledesma, Somoza e Santiago Silva. Mouche deve fazer dupla com Cvitanich, o que deve dar bastante velocidade e recomposição aos argentinos. 

Apesar dos estilos de jogo dos dois times sugerirem um jogo de muita velocidade, quero atentar para as jogadas de bola parada. A Unión Española mostrou que trabalha demais as cobranças de falta laterais. Tanto as ofensivas, quanto as defensivas. Quando é atacada, a equipe de "Coto" Sierra faz uma linha de marcação bastante alta para deixar eventuais "apressadinhos" em impedimento:



Como quem bate na bola pelo Boca é o grande Riquelme, os cruzamentos sempre ficaram no limiar de serem encontrados pela cabeça de um atacante xeneize. Porém, em todas as ocasiões os defensores chilenos foram mais rápidos que os atacantes adversários e desviaram a pelota. 

No outro extremo do campo a Unión Española faz um posicionamento interessante também. Todos os jogadores de ataque se colocam no segundo pau até a saída da bola. Quando ela vem todos se movem para o primeiro pau, como mostram as duas figuras a seguir: 


Ou seja, tanto ofensivamente, quanto defensivamente os hispanos apostam na velocidade de seus cabeceadores para ganhar o lance. É uma sacada que se bem executada pode dar a vitória ao time chileno, mas que se alguém dormir pode significar a eliminação... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário