terça-feira, 15 de maio de 2012

Prévia: Libertad x Universidad de Chile


O único jogo das quartas de final que não envolve times do "eixo" Brasil-Argentina promete ser um dos mais interessantes desta fase. O Libertad recebe a Universidad de Chile no estádio Nicolás Leóz em Assunción. Será um duelo de dois técnicos argentinos - xarás inclusive - que têm ideias e planos de jogo diametralmente opostos.  

Do lado paraguaio, Jorge Burruchaga vai apostar uma vez mais na aplicação tática de seu time e na execução das bolas paradas e cruzamentos para a área. Do lado chileno, Jorge Sampaolli vai impor seu jogo fluido de posse de bola, passes rápidos e intensa movimentação de seus jogadores. 

Na disposição tática deve ser o duelo do 4-4-2 imutável do Libertad contra o 3-4-3 de La U, com possibilidade das já tradicionais mudanças durante a partida para uma linha de quatro jogadores atrás. Dada as formações e o estilo dos dois times, o Gumarelo pode ter vantagem nas jogadas pelos lados do campo, enquanto a Universidad de Chile tem maiores chances de se dar bem na movimentação pela zona central: 


Lados do campo devem ser a aposta do Libertad, sobretudo com as ultrapassagens de Samudio e Bonet. Para os paraguaios o cruzamento da intermediária já é ótimo negócio. La U, por sua vez, deve apostar na movimentação às costas dos volantes Aquino e Cáceres. 


Como já foi dito, a grande força  do Libertad é a aplicação e propensão tática ao 4-4-2 em duas linhas. Bonet e Ayala pela direita e Civelli e Samudio pela esquerda sabem exatamente o momento de avançar e recuar, além de serem bons marcadores e razoáveis apoiadores. Caso o Gumarelo emplaque um ataque conjunto por ali, restará a La U confiar na entrega de Henríquez e Junior Fernandes para acompanhar os avanços dos laterais e da marcação de Rodríguez e Mena aos meias abertos. O problema é que nenhum dos quatro jogadores do time chileno se destaca por sua capacidade defensiva. Pelo contrário... Rodríguez já tem quatro gols na Libertadores, Mena está sempre apoiando o ataque, enquanto Junior e Henríquez muitas vezes atuam enfiados na área adversária. 

Há ainda um agravante para a Universidad de Chile: Velázquez. O atacante do time paraguaio está longe de ser um ótimo atleta, mas é um grande jogador... No sentido literal mesmo. Com seu 1,92m, o centroavante terá a vantagem de disputar bolas aéreas contra defensores "nanicos". O mais alto dos zagueiros de La U é Osvaldo González, que tem 1,82m. Pepe Rojas e Acevedo tem 1,76m. Admitindo que Sampaolli possa não escalar Acevedo, que retorna de contusão, restaria a alternativa de mandar Lichnovski (1,85m) a campo. O problema é que o camisa 24 acabou de completar 18 anos. Não acredito que seja uma boa mandar um menino para um jogo deste tamanho.

De toda a forma, tudo depende de como os chilenos farão o manejo da bola. A equipe tradicionalmente valoriza a posse e marca os adversários pressionando-os no campo de defesa e avançando suas linhas. Se isto for feito da maneira correta, o Libertad não vai conseguir nem mesmo se aproveitar das bolas longas e, portanto, a ameaça dos cruzamentos seria restrita a escanteios e faltas da intermediária. A observar, já que contra o Deportivo Quito - em que se pese a altitude - os comandados de Sampaolli não acertaram nem a marcação e nem a pressão, sendo expostos seguidas vezes pelos flancos do campo. 

Mas se por um lado a Universidad de Chile deve "pastar" com as jogadas de lado de campo e cruzamentos para a área, por outro os jogadores azules são muito mais técnicos e de passe apurado. Marcelo Díaz tem sido o grande nome da equipe até o momento e já mostrou que, com espaço, é capaz de fazer miséria. Junto a Charles Aranguíz, o meio de La U se torna perigosíssimo e vai dar muito trabalho para os marcadores Aquino e Cáceres. Ainda mais com o time de Sampaolli atuando com Lorenzetti como "falso 9". Livre para se movimentar por todo o campo, Lorenzetti "quebra" as defesas adversárias, abrindo espaço para a entrada de Henríquez e Junior Fernandes (Emílio Hernandez) dentro da área. Como o Libertad deve ter dois meiocampistas pela faixa central, o recuo de Lorenzetti dará a superioridade numérica aos chilenos no setor, obrigando um dos defensores a se adiantar e deixar o companheiro no mano a mano com um dos integrantes do ataque azul. 

Há também a possibilidade de La U vir para este primeiro confronto com o 4-2-3-1 utilizado no segundo tempo da vitória contra o Deportivo Quito. 

Universidad de Chile no 4-2-3-1 utilizado no segundo tempo da partida de volta contra o Deportivo Quito. Magalhaes faz a lateral direita e Rodríguez sobe para ser ponta por aquele lado. Henríquez, enfiado na área e com grande movimentação, se torna o camisa 9. Foi assim que ele fez dois gols contra os equatorianos

Foi assim que os chilenos frearam o ímpeto dos chullas e ainda conseguiram mais três gols. Neste caso Acevedo (Lichnovski) daria lugar a Paulo Magalhaes e González, que estava suspenso, seria o parceiro de Pepe Rojas. Na frente, Lorenzetti seria o enganche, Mathias Rodríguez avançaria para a meia e Henríquez jogaria enfiado entre os zagueiros. 

Por fim, não acredito em uma definição neste primeiro jogo. Ciente de suas limitações e potencial, o Libertad deve dar uma boa dose de campo para La U e tentará as ligações rápidas pelos lados, em especial com inversões de bola para pegar a defesa desmontada. Já os chilenos, calejados pelos 4 a 1 de Quito, não deverão se expor tanto assim. Deverão, sim, jogar com a bola e tentar entrar na área adversária tocando, mas não se darão ao luxo de tomar outra goleada fora de casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário