A véspera do início do Campeonato Paulista 2023 é um bom momento para eu registrar aqui algumas ponderações sobre o tema arbitragem. Uma coisa que me incomoda muito é a incapacidade da imprensa de informar o público sobre quais são e como funcionam as regras do futebol. Há muito desconhecimento, um bocado de preguiça e, ao que me parece, uma boa dose de equívoco na comunicação por parte das pessoas que transmitem futebol. Claro, há profissionais de arbitragem muito ruins também dentro dos gramados, o que adiciona uma imprevisibilidade e dificuldade ainda maior para quem acompanha.
(Crédito: Елена Рыбакова, CC BY-SA 3.0 GFDL, via Wikimedia Commons)
"As regras do jogo não podem prever todas as possibilidades de situações, portanto, onde não há uma disposição específica na regra, a IFAB espera do árbitro que tome sua decisão de acordo com o "espírito do jogo e das regras". Isso geralmente envolve-se perguntar: "O que o futebol gostaria ou esperaria?""
O espírito da regra é fundamental na aplicação! Isso é muito importante, pois nos lembra que todas aquelas minúcias de quando é impedimento ou não é, quando é mão ou não, cartão ou não cartão devem estar sempre em consonância com esse princípio de que o jogo é o primordial.
REGRA 11: Impedimento
Um jogador em posição de impedimento [...] só deve ser punido se participar ativamente do jogo:
- Interferindo no jogo ao jogar ou tocar na bola, passada, ou tocado por um companheiro; ou
- Interferindo em um adversário de uma das seguintes maneiras:
• Impedindo um adversário de jogar ou de poder jogar a bola ao obstruir claramente sua linha de visão.
• Disputando a bola com o adversário
• Tentando claramente jogar a bola que se encontre próxima de si e quando essa ação causar impacto no adversário
• Praticando uma ação óbvia que tenha impacto claro na possibilidade de o adversário jogar a bola
Ou seja... A regra do jogo delimita os critérios que devem balizar a interpretação de interferência sobre o adversário. Não é o caso de falar "eu acho que sim ou eu acho que não", mas sim de fazer essas perguntas acima (o atleta obstruiu claramente a linha de visão? Disputou a bola? Tentou claramente jogar e teve impacto no adversário? etc).
Um jogador em posição de impedimento que receber a bola jogada deliberadamente por um adversário não deve ser punido [...] a menos que tenha sido uma defesa deliberada praticada por um adversário.
Uma "defesa deliberada" se caracteriza quando um jogador deliberadamente para ou tenta parar uma bola que vai em direção ou que está muito próxima de sua meta com qualquer parte do corpo, exceto com as mãos, a menos que seja o goleiro em sua própria área de pênalti.
Em inglês: A ‘save’ is when a player stops, or attempts to stop, a ball which is going into or very close to the goal with any part of the body except the hands/arms (unless the goalkeeper within the penalty area).
Os seguintes critérios devem ser usados, conforme apropriado, como indicadores de que um jogador estava no controle da bola e, como resultado, ‘jogou deliberadamente’ a bola:
• A bola viajou de longe e o jogador teve uma visão clara dela• A bola não estava se movendo rapidamente• A direção da bola não era inesperada• O jogador teve tempo para coordenar o movimento do corpo, ou seja, não foi um caso de instintivo alongamento ou salto, ou um movimento que alcançou contato/controle limitado• Uma bola em movimento no chão é mais fácil de jogar do que uma bola no ar
Será concedido um tiro livre direto a favor da equipe adversária do jogador que praticar uma das seguintes ações, se consideradas pelo árbitro como imprudentes, temerárias ou com uso de força excessiva:Fazer carga em um adversárioSaltar sobre um adversárioDar ou tentar dar um pontapé em um adversárioEmpurrar um adversárioGolpear ou tentar golpear (incluindo cabeçada) um adversárioDar uma entrada ao disputar a bola com um adversárioDar ou tentar dar um calço ou rasteira em um adversário.
• Imprudência significa que um jogador demonstra falta de atenção ou consideração; ou atua sem precaução em relação a um adversário quando participa de uma disputa com ele
• Temeridade significa que um jogador não considera o risco ou as consequências para seu adversário
• Uso de força excessiva significa que um jogador excede a força necessária e assume o risco de causar lesão em um adversário
Nem todo toque da bola na mão/braço de um jogador é uma infração.Será uma infração se um jogador:• Tocar a bola com sua mão/braço deliberadamente. Por exemplo, deslocando a mão/braço em direção à bola;
• Tocar a bola com sua mão/braço quando sua mão/braço ampliar seu corpo de forma antinatural. Considera-se que um jogador amplia seu corpo de forma antinatural quando a posição de sua mão/braço não pode ser justificada pelo movimento do corpo do jogador para aquela situação específica. Ao colocar a mão/braço em tal posição, ele assume o risco.
[...] a IFAB espera do árbitro que tome sua decisão de acordo com o "espírito do jogo e das regras". Isso geralmente envolve-se perguntar: "O que o futebol gostaria ou esperaria?""