quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Saga FM: Rio Ave/Celta/Everton - Capítulo 7

Pegar um time na zona do rebaixamento era uma experiência nova para mim. Não porque sou muito bom ou qualquer coisa do tipo, mas sim porque normalmente estou no meio de tabela buscando algo mais. Bom, chegamos no Everton em dezembro de 2020 com o time no Z-3... Uma equipe com alguns bons valores como os atacantes Derlis González e Danny Ings, o meia Pizzi, o zagueiro Brooks, os laterais Seamus Coleman e Jonathan Silva, o meia Kishna  e o volante Alex Song, entre outros. Todos, no entanto, em péssima fase.... Nosso goleiro não era bom: o francês Baptiste Reynet

Bom, primeira coisa que fiz foi recriar o 3-3-1-3 do Celta, mas com algumas mudanças em relação ao desenho anterior... Os alas subiram para uma segunda linha. Os pontas viraram wingers com attack e no meio o camisa 10 passou a ser um enganche.  Lá atrás, decidi colocar um Libero, uma função que não usei ainda no Football Manager, mas que em tese desempenha o que queremos: um zagueiro da sobra capaz de avançar quando o time tiver a bola. Lendo na internet também vi que alguns fanáticos pelo FM conseguiram fazer funcionar o Inverted Wing Back no FM 16 com atletas de pés invertidos... Ou seja, mais do que Inverted Wing Backs canhotos na esquerda cortando pro meio, algo que a engine do jogo não faz, o que funciona é Inverted Wing Back canhoto pela direita e destro pela esquerda. O problema é treinar atletas para isso.... 

Bom, eu também busquei reforços no mercado, já que o time, apesar de capenga na tabela tinha cerca de 50 milhões de euros para gastar. A quantia aumentou ainda mais quando vendi o jovem Lewis Cook para o Arsenal por 60 milhões. Eu não queria abrir mão do meia, mas ele já ficou de bico quando recusei a primeira oferta. Com o dinheiro adquirido comprei: 

O meia Gylfi Sigurdsson, que no FM 16 não chegou a defender o Everton antes que o meu Everton chegasse nele. Na verdade ele veio de graça depois de deixar o Swansea. 


O winger Nacer Chadli veio do Tottenham por 1 milhão e 600 mil euros



O volante Ignacio Camacho trocou o Manchester City pelo Everton por 2 milhões e meio de euros e chegou acompanhado de Luciano Vietto, que estava encostado nos Citizens e que custou uma nota: 18 milhões e meio de euros! 

Já para o gol veio Steve Mandanda, que era banco do Marseille por causa da idade avançada.  Falando em idade avançada.... Antes de o Everton fazer isso na realidade eu trouxe de volta Wayne Rooney!  Mas para um rol secundário... Estamos em 2020 afinal! 


Bom, comprei também alguns jovens pro futuro, com especial destaque para o regen Josh Overson, centroavante do Aston Villa de 20 anos que chega ao clube por 13 milhões e meio de euros. 

Aos resultados:


Não está mal huh?!  Interessante ver o 3-3-1-3 funcionando!  Claro, as eliminações na Copa da Inglaterra, Copa da Liga e Liga Europa não foram legais, mas a prioridade era salvar o time do rebaixamento e nesse sentido as atuações de Sigurdssson e principalmente Vietto foram essenciais para essa arrancada. 




Com tudo isso, não só salvamos o Everton do descenso, como ainda conseguimos uma posição quase no meio de tabela: 


E o time da temporada foi esse - lembrando que metade do campeonato foi com o ex-treinador, Roberto Martínez e a formação dele:




Razoável não? Vejam os gols de Derlis González  e Vietto e a média de Sigurdsson! Foi mais ou menos isso o meu time. Na próxima temporada vamos tentar uma conquista de Copa! 

Um comentário:

  1. Bom trabalho. Na Europa League, mais uma eliminação pro Monchengladbach hein, Dudz?

    ResponderExcluir