segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Saga FM: Rio Ave - Capítulo 4

Depois de perder o Campeonato Português mesmo com uma vantagem de cinco pontos na reta final, o Rio Ave ainda recebeu a péssima notícia de que o Porto não ia deixar mais André Silva ficar no clube para a temporada 2018-19. A diretoria e o técnico Gabriel Dudziak precisavam então trabalhar!

O substituto natural de André Silva era Kevin Lasagna, obviamente, mas era necessário ter outras alternativas, caso o nosso atacante italiano tivesse problemas em assumir essa bronca, ou ainda tivesse problemas físicos.  Assim observamos e contratamos um dos destaques da última temporada em Portugal: o uruguaio Gonzalo Latorre, autor de 10 gols pelo Paços de Ferreira. Ele chega por 1 milhão e 400 mil euros, inicialmente para a reserva.

Também no setor ofensivo buscamos um centroavantão para suprir a saída de Djuric, que não gostou de ficar no banco: o hondurenho Jona Mejía, que chega do Braga por 600 mil euros.

André Silva, não foi a única saída, já que não conseguimos renovar os empréstimos do goleiro italiano Luigi Sepe, e nem do brasileiro Talisca. Também vimos os zagueiros Sol Bamba e Arthur Jorge, além do ponta Toni Calvo, deixarem o time.


Para o meio de campo conseguimos a contratação em definitivo de Cristóforo, que estava emprestado, e obtivemos o retorno de Filipe Augusto, agora por empréstimo, depois de ter sido vendido para o Milan, onde foi pouco utilizado. Além deles chegaram também o meia Esteban Granero, ex-Real Madrid, Oliver Ntchan, ponta direita do Manchester City, o goleiro Vágner, não é o ex-Palmeiras, mas outro, e os zagueiros Bruno Viana, que chegou de graça,  e Diogo Queirós, que veio por empréstimo do Porto.


As duas contratações que mais me inspiraram, no entanto, foram as próximas: dois caras que procurei por atributos e que não estavam nem na lista de transferências e nem eram bem avaliados pelos olheiros.

Resultado de imagem para Giacomo Tulli


Giacomo Tulli, atacante aberto pelo lado do campo de 30 anos que estava no modestíssimo Süditorol de Alto Adige, na Itália, e que chega por 225 mil euros


Resultado de imagem para Elmohamady
Ahmed Elmohamady, ala direita de 30 anos que estava no West Brom e que chega por empréstimo. A ideia por trás dessa contratação foi maximizar aquele estilo de jogo com um ala direito muito avançado e um atacante do lado oposto, concentrando o jogo por um lado e terminando no outro, como nos ensinaram Bielsa e Guardiola.

Bom, vamos ao começo da temporada! Como Sepe, Bamba, Talisca e André Silva saíram, montamos o time inicialmente com:

Carlos Alves (nosso jovem goleiro)

Lionn (WB-Attack), Nelson Monte (CD- Cover), Bruno Viana (CD- Stopper) e Figueras (LFB- Defend)


Filipe Augusto (BBM-S), Wakaso (BWM-S) e Krovinovic (RPM-S)

Ntcham (W-S), Lasagna (CF-A) e Héldon (IF-A)


Na Liga dos Campeões tivemos um azar imenso de cair num grupo com Bayern de Munique, Ajax e Napoli e os resultados não foram bons de início:


Muitos gols feitos, mas muitos gols sofridos... Esse 5 a 5 com o Ajax foi um jogo no qual já estávamos eliminados e passei a testar um esquema tático novo... Um 3-3-1-3 que nunca consegui fazer dar certo no FM 2016. De positivo apenas as boas atuações de Elmohamady, que virou titular da direita. No gol, Carlos Alves mostrou que não estava pronto para a missão de ser o titular do Rio Ave, enquanto Vagner se mostrou abaixo da crítica para esse nível de competição. Os zagueiros estavam uma desgraça e Granero brigou comigo porque queria ser titular incontestável já na quinta rodada.  Ou seja...  Tudo uma porcaria. 



A coisa mudou um pouco de figura, mas à base de muitos empates.... Mas esse momento contra o Celtic aqui embaixo foi um dos mais emocionantes desse save!  Aos 43 minutos do segundo tempo o jogo de volta pela segunda fase estava empatado em 2 a 2, o que garantia os escoceses na próxima fase da Liga Europa. Eis que mando a campo uma formação 1-4-5, com Figueras de centroavante e acontece isso:

                                       

Insólito! Heroico! Seguimos em frente para pegar o Olympique de Marseille, tínhamos duas finais de Copas e... 




Um desastre... Um lixo! Uma porcaria.  Nenhum esquema funcionou mais, todos erraram tudo e a final da Taça de Portugal ainda foi perdida dessa forma (eu sou o de verde): 





Ainda assim encerramos o campeonato com o time na Liga Europa:



E tivemos esse time da temporada:



Só Lasagna fez gols... Os outros... Elmohamady foi eleito o craque do Rio Ave no ano, mas o clima estava tão ruim que eu decidi abandonar o barco. Pedi demissão e decidi aguardar propostas... 

Vieram algumas: Torino, Celta e Burnley. Qual será que eu aceitei? 

Um comentário: