sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Saga FM: Rio Ave - Capítulo 3

No último capítulo falávamos sobre a possibilidade de o técnico Gabriel Dudziak sair do Rio Ave rumo à Hoffenheim, Fiorentina e Villarreal... As propostas de fato existiram, mas no meio da temporada, quando foram rechaçadas em prol do projeto. Elas não se repetiram ao final do Campeonato Português e por isso seguimos com o nosso trabalho em Vila do Conde!

Graças ao terceiro lugar no último campeonato estávamos na Champions League e por isso era necessário reforçar o grupo! Ainda mais porque tivemos saídas: uma dela muito importante: Filipe Augusto, um dos destaques do último campeonato, recebeu uma proposta de 24 milhões de euros. Não tivemos como segurar... O problema? Só recebemos 20% do valor!  Coisa de empresários!  Além dele também saíram Jonathan Del Valle (quase não utilizado), o goleiro Cássio (a idade pesou), o goleiro Mika (que não me agradou), o zagueiro Aníbal Capela (vai dar espaço para o jovem Nelson Monte) e outros reservas  de menor expressão dentro do elenco.

Vamos às contratações!  A melhor delas, já digo, foi renovar por mais uma temporada o empréstimo de André Silva junto ao Porto! Vai saber o porquê, mas eles deixaram de novo!

Já que fiquei sem o meu meia criativo, fui ao mercado de atletas disponíveis para empréstimo e consegui, modéstia à parte, um excelente reforço:

Anderson Talisca! Sem espaço no Benfica, a realidade muda e essa ida ao Besiktas nunca aconteceu aqui no nosso save!

Sem goleiro titular com as saídas de Cássio e Mika, decidi que darei mais rodagem ao jovem Carlos Alves, mas precisaria de um nome mais experiente também e por isso contratamos por empréstimo o italiano Luigi Sepe .

Ainda se uniram ao clube os zagueiros Edgar Ié (hoje no Lille do Bielsa) e Artur Jorge, enquanto para o ataque trouxemos o centroavantão Milan Djuric por 1 milhão e 300 mil euros. A grande sacada do mercado de transferências, no entanto, foi esse homem:

Jordi Figueras! O zagueiro canhoto chega para ser o titular da lateral-esquerda (!!!), mudando um pouco o jeito que defendemos e o jeito que atacamos.

O esquema tático que era o 4-1-2-3 passou a ser o 4-3-3 mesmo! Com a seguinte escalação de início:

Sepe (GK)

 Lionn (FB-Attack)  Bamba (LD-Stopper)   Nélson Monte (LD-Cover) e Figueras (LFB-Defend)

                 Talisca (BBM-Support), Wakaso (BWM-Defend) Krovinovic (RPM-Support)

                            Ukra (W-Support)   André Silva (CF-Attack)  Héldon (IF-Attack) 


Aos resultados: 



Nada de Liga dos Campeões para a gente! Apesar do triunfo categórico contra o Young Boys, perdemos para o Dnipro ainda na classificatória devido ao gol marcado fora de casa. Uma lástima, mas ao menos estávamos bem no Campeonato Português e tínhamos uma Liga Europa para disputar! Algo importante e digno de nota foram as atuações destacadas de Talisca e Krovinovic no meio de campo. Krovinovic que sequer era levado em conta na temporada passada, mas que está sendo importantíssimo! Aliás, lembrem desse nome, porque segundo o Football Manager, vai ser alguém grande no circuito! 



Caímos de forma ridícula na Taça de Portugal, mas seguimos competitivos na Liga Portuguesa e na Liga Europa, ao menos! Em algumas partidas trocamos o esquema, privilegiando a lateral-direita para cruzamentos no segundo pau em uma formação com dois atacantes: André Silva e Lasagna ou Djuric. Para tentar maximizar nossas chances, ainda trouxemos três reforços em janeiro:  Sebastián Cristóforo para a reserva de Wakaso, Ricardo Kishna para rotacionar com Ukra, Héldon e Calvo e Francisco Geraldes para a meia. 


Dessa maneira, chegamos ao fim de janeiro com a liderança do campeonato e em determinado momento (não lembro qual agora) colocamos cinco pontos de vantagem em relação ao segundo colocado!  Mas.... Eis que vem aquela quebra de desempenho tão natural e....


Vitória linda contra a Lazio e título da Taça da Liga à parte, só desgraça... Eliminados da Liga Europa pelo Marseille com gol qualificado, ainda perdemos a liderança do Portuguesão naquele empate com o Paços de Ferreira. Na última rodada tínhamos que vencer o Penafiel e secar o Sporting! Aos 35 do segundo tempo tudo ia acontecendo, mas o Sporting de Slimani, Boyé e Gabigol conseguiu virar para cima do Boavista e conquistou o campeonato. Ainda assim, fomos vice-campeões - melhor resultado da história - e conquistamos a Copa da Liga, nosso terceiro título com o Rio Ave!  


O time da temporada foi esse:


Bom, vamos tentar de novo no ano que vem! E com um agravante.... André Silva não ficará! E agora?!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário