quarta-feira, 26 de julho de 2017

Saga FM: Rio Ave - Capítulo 2


Como vimos no último post, o técnico Gabriel Dudziak assumiu o Rio Ave de Portugal e conseguiu guiar o time às conquistas da Taça de Portugal e da Copa da Liga em sua primeira temporada à frente da equipe verde e branca! O bom desempenho no Campeonato Português - quinto lugar - fez com que a equipe se classificasse à Liga Europa, obrigando o planejamento do clube a abranger a possibilidade de disputar quatro competições simultâneas. 

A primeira atitude para a temporada 2016-17 foi dar um jeito de manter o artilheiro André Silva, que em menos de seis meses de clube se tornou decisivo em todas as competições. O contrato de empréstimo dele junto ao Porto vencia em junho, mas uma negociação entre as diretorias dos clubes parceiros conseguiu renovar o contrato dele por mais um ano! Habemus centroavante. 

Por outro lado, não houve acordo para manter os também emprestados Rodrigo Bentancur e Edimar, enquanto uma inicial recusa para ter Héldon por mais uma temporada se tornou em compra definitiva junto ao Sporting por 475 mil euros. Também fomos ao mercado em busca de qualidade e profundidade ao elenco e fizemos as seguintes aquisições:


Bruno Amaro: Meia experiente de 33 anos que chegou de graça após encerrar o contrato dele com o Felgueiras.  A ideia aqui foi ter um cara pra bater falta, chutar de longe e cobrar escanteio em jogos contra times retrancados. 

Ricardo Dias: Volante que veio sem contrato após passagem pelo Belenenses. Servirá para o banco do Wakaso e do Tarantini quando houver necessidade. 

Salvatore D'Elia: Lateral-esquerdo que veio por meio de ampla pesquisa de atributos na nossa rede de olheiros. Chegou proveniente do Vicenza por 575 mil euros. A ideia é que seja titular, na vaga de Edimar. 

Ruben Ferreira: Outro lateral-esquerdo, já que Joris Kayembe não agradou na última temporada. Os dois recém-chegados vão ocupar aquele setor neste ano. Chega por 450 mil euros em negociação com o Marítimo. 

Sol Bamba: Zagueirão experiente que nos foi oferecido pelo empresário do dito cujo. Rápido e alto, entendi que poderia ser uma boa. Ainda mais porque temos apenas jovens e o Marcelo no nosso setor de defesa. Chega por 175 mil euros vindo do Leeds. 

Mika: Apesar do bom desempenho do brasileiro Cássio na última temporada, trata-se de um goleiro de 35 para 36 anos. Era necessário ter uma reposição. Mika chega proveniente do Boavista por 275 mil euros 

Toni Calvo: Sugestão de empresários! A princípio não gosto de negócios do tipo, mas os atributos do ponta direita espanhol me agradaram! Chega sem custos. 

Por fim, com a saída de Hélder Postiga e de outros atacantes, precisávamos de um homem-gol para o banco de André Silva, ou então para dividir responsabilidade em alguns jogos. Eis que mediante o trabalho dos nossos olheiros chegamos ao nome: 


Resultado de imagem para Kevin Lasagna

A princípio não sou muito a favor de atacantes com nome de alimentos, mas o italiano do Carpi parecia um bom valor. Os torcedores não gostaram muito quando leram que pagamos 2 milhões de euros em Kevin Lasagna, de 23 anos, mas eu estou confiante de que ele nos ajudará bastante 


Por fim, tivemos um importante retorno de empréstimo. Um cara com avaliação de quatro estrelas pelos meus olheiros e com quem a princípio eu não estava contando:  


Resultado de imagem para Filipe Augusto + Rio Ave


Filipe Augusto! O meia brasileiro de 23 anos começou no Bahia e fez parte da seleção sub-20 do país em 2012. Chega para ser o nosso meia de criação ou então para dividir a responsabilidade com Tarantini como roubador de bolas.


Chega de contratação! Aos jogos! Mantendo o nosso 4-3-3 alinhamos no início da temporada com:

Mika; Lionn, Marcelo, Capela e D'Elia; Wakaso, Tarantini e Filipe Augusto/Pedro Moreira; Ukra/Toni Calvo, André Silva e Héldon 

Os primeiros resultados foram esses:


Nada mal huh? Lasagna tem ajudado muito o time quando entra e o meio de campo está criativo e pegador ao mesmo tempo!  Mas como no Football Manager - e na vida - as alegrias não duram muito, eis que a máquina entendeu como jogamos e aí ferrou...



Derrotas, empates e eliminação na Liga Europa para o Mönchengladbach e na Taça de Portugal para o minúsculo Oliveirense... Tudo o que funcionava antes parou de funcionar. Eram 25 chutes errados, faltas em demasia, jogos perdidos nos últimos minutos... Bruno Amaro e Sol Bamba queriam sair porque jogavam pouco, Krovinovic não queria mais ser o nosso reserva número um... Cássio e Mika erravam em quase todos os jogos.

Pois é. Era necessário mudar. Passei a procurar uma abordagem mais paciente em alguns jogos, com toque de bola e mentalidade Control em vez de Attacking, mas em linhas gerais estou seguro em dizer: Não soube retomar a forma do time...Pra piorar, ainda perdemos nos pênaltis a Copa da Liga:




Ainda assim, chegamos em terceiro no Campeonato Português, conseguindo novamente o melhor resultado da história do Rio Ave e uma classificação à fase prévia da próxima Liga dos Campeões da Europa 



O time da temporada foi esse: 


Bom, não foi tudo tão ruim, pois fizemos um Campeonato Português razoável e chegamos a uma final de Copa, além de termos ido à segunda fase da Liga Europa, mas... Foi uma temporada sem títulos e com propostas de Villarreal, Fiorentina e Hoffenheim chegando fica a dúvida... Vamos ficar no Rio Ave ou tentaremos a sorte em outro mercado? 

Um comentário:

  1. Será que o jovem técnico brasileiro Gabriel Dudziak será o novo Julian Nagelsmann?

    Excelentes posts sobre a saga, estou acompanhando!

    Deixe uns prints com as funções dadas aos jogadores e as instruções no sistema de jogo hehe

    Abraço!

    ResponderExcluir