domingo, 23 de julho de 2017

O futebol brasileiro em diálogo


Tinha virado presidente meio que por acaso. Torcedor apaixonado, entendeu que poderia utilizar a expertise da vida profissional no clube do coração. Passadas 15 rodadas do Campeonato Brasileiro, no entanto, é chegada a hora de tomar uma decisão: o time em sétimo lugar está aquém das expectativas de título sobre os rivais e o técnico precisa ir embora. 

Na mesma sala está o diretor de futebol. Homem do esporte, experiente no assunto e próximo dos boleiros, o profissional entende que esta não é a melhor decisão.

- Presidente, veja bem - começa o diretor - eu entendo que o senhor não está feliz com a campanha, mas todos temos visto o progresso do time nas últimas semanas.  Tenho certeza que daqui a um ou dois meses o ti..

- PODE PARAR! - interrompe o presidente. 

- Senhor?

- Um ou dois meses? Está maluco?! Dois meses já é final de setembro! Você acha que temos todo esse tempo?

- Presidente... Temos! Se o time crescer, eu te...

- NÃO VAI CRESCER! Não cresceu até agora! Por que eu deveria acreditar que vai crescer?! 



- Porque é um processo! Veja, a equipe já assimilou o posicionamento defensivo, agora está melhorando a criação de jogadas... Em breve a bola vai começar a entrar. 

- E SE NÃO ENTRAR?!  Eu não posso ficar aqui parado! Eu sou o presidente! Tenho que fazer alguma coisa! 

- Presidente...


- Não dá! Não tem como! Com esse cara treinando o time não vai dar! 


- Mas ele ganhou o estadual com folga...

- ESTADUAL?! Estadual não serve pra nada! Não fez mais que a obrigação de ganhar! 


- E agora o time está se acertando presidente... Acho que poderíamos esperar um pouco mais...


- ESPERAR?! Não posso esperar! Me diga... Você já viu alguma diretoria bem sucedida que não fez nada?! Que esperou?! Lembra de alguma história dessa?! 

- Na verdade lembro do Corinthians com o Tite...

- EXCEÇÃO! EXCEÇÃO QUE CONFIRMA A REGRA!  Tem mais algum exemplo?! 

- Não, mas porque ninguém aposta em continuidade por aqui...


- EXATO! Se ninguém aposta só você é que está certo?! 

- Não é essa questão senhor. Nós estamos vendo a evolução! Há dois jogos tivemos 15 finalizações certas e perdemos num lance fortuito no qual a bola bateu em dois atletas e enganou o goleiro! 

- BEM LEMBRADO! Bem lembrado! Mais um ponto que reforça meu pensamento!  Esse cara que desviou a bola não faz nada dentro de campo! E ainda atrapalha o nosso time! 

- Presidente... Ele é muito importante na recomposição defens...

- RECOMPOSIÇÃO?!  Pare de falar grego! Eu estou falando de futebol! FU-TE-BOL! Não adianta você importar palavras de outras áreas para tentar defender o seu queridinho! 

- Senhor, não é esse o caso... 

- Que que é?! Você tá ganhando um por fora para defender ele?! É dinheiro o negócio?! 

- Não! De forma alguma. Eu só estou olhando o processo do treinador! O time está evoluindo! 

- Evoluindo coisa nenhuma! Você tá vendo aqui?! Tá vendo? - mostra o celular - Tá vendo essas 250 notificações de Twitter?! É só gente me xingando por causa do treinador! E aqui! Olha aqui! - mostra de novo o celular - São as ligações que tenho recebido de conselheiros do clube! Você acha que eu tenho que lidar com isso?!  Que eu sou obrigado a receber ligação de conselheiro na minha folga?! 

- Não senhor, mas...

- Exatamente! Não sou obrigado! E isso só acontece porque esse cara que você chama de técnico não consegue fazer o time jogar bola! Eu devia saber! Somos muito grandes pra dar o time de futebol profissional na mão desse cara. 

- Ele tem obtido grandes resultados presidente.

- ESTADUAL! Só Estadual! E olha... Cadê os caras que eu comprei pra ele?! Não tem lá cinco meias que eu decidi comprar e que gastei do meu bolso?! 

- Tem. Mas três deles estão jogando e..

- E nada! Tem que por os cinco pra jogar! Meu amigo, eu fui jogador de futebol! Joguei na várzea eu sei do que to falando! O cara que é bom tem que jogar !É ele que faz a diferença! 

- Sim, mas o time todo não pode ter só atletas que atacam....

- Finalmente você disse algo correto! É por isso que os outros cinco tem que marcar! Ae esses cinco daqui decidem! É simples! Estou ainda mais convencido! Precisamos demitir.

- Mas e o processo da equipe? Teremos que recomeçar do zero.. 

- Processo?! Processo vou receber eu se não trocar esse cara! Sabe... Uma coisa que eu aprendi no mundo corporativo é que há leões e gazelas. Sabe o que os leões fazem?! ELES ATACAM! ELES FAZEM! 

- Na verdade são as leoas não? 

- ELES FAZEM! Sabe o que as gazelas fazem?! Elas esperam pra morrer!  Eu sou um leão! Eu sou o presidente! Me nomearam presidente para eu agir, não para ficar esperando acontecer! Temos que demitir o treinador! Precisamos chacoalhar o ambiente!  Essa diretoria nunca... Nunca! Nunca ouviu? Nunca vai pecar pela omissão! Vamos pecar pela ação! Vamos tentar fazer algo! 

- Presidente... Eu te peço... tenha paciência! 

- PACIÊNCIA?!  PACIÊNCIA é pra perdedor! Eu sou um vencedor! Se eu trocar o técnico e o time der certo sabe o que vão falar?! Sabe?! Vão falar que eu fiz certo! Vão falar q a diretoria teve participação direta! Se eu não mexer o time vai piorar! 

- Ou melhorar... 

- Se melhorar não é meu mérito! É dele! Entende?! Eu não posso esperar! Chame ele imediatamente! A demissão foi decidida agora! 

- Mas o senhor vai colocar quem no lugar?

- Isso não importa! Isso é o que menos importa! Eu preciso demitir! É ação! Não omissão! 

- Mas presidente... O senhor foi CEO de empresa por tanto tempo... Você sabe que não é assim que funciona.. 

- Isso aqui é futebol! FU-TE-BOL! Já ouviu que futebol não tem lógica?!  Tem uma razão pra falarem isso! 

O diretor desiste de argumentar... Pega o telefone e escreve uma mensagem para o treinador. 

- Aliás! Aproveite que está no celular e pergunte pro Messias, aquele empresário... Veja se ele tem algum técnico que ele tá agenciando pra gente colocar aqui. 

- Mas com qual perfil? 

- Vencedor! 

- Como?

- Perfil vencedor! Quero um vencedor que nem eu aqui no clube! É o mínimo que essa torcida maravilhosa merece! 



Um comentário: