quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Libertadores - Dia 2

Três jogos foram realizados nesta quarta-feira pela primeira fase da Libertadores. Os mandantes se deram bem. Unión Española, Real Potosí e Internacional venceram seus jogos, mas estão longe de terem classificação assegurada à etapa seguinte.

Unión Española 1x0 Tigres
Local: Estadio Santa Laura, Santiago
Gol: Gonzalo Barriga
U. Española: Lobos; Currimilla, Olarra, Ampuero e Cordero; Leal, Villagra e Vecchio (Emanuel Herrera); Fabián Saavedra (Díaz), Sebastián Jaime e Barriga (Jean Paul Pineda)
DT: Jose Luis Sierra
Tigres: Fernández; Stringel, Kontagiannis, Rivas e Borelli; Navarro (Acuña), Dueñas, Acosta (Pacheco), Borstein; Cerda e Alan Pulido.
DT: Ricardo Ferretti

Jogando contra os garotos do Tigres, que de seus titulares usuais só mandou o zagueiro José Rivas, era de se esperar uma vantagem maior da equipe chilena. O 1 a 0, no entanto ficou de bom tamanho. A Unión Española não conseguiu vencer a defesa do time mexicano -muito por causa do excesso de chutões para o ataque - e ainda tomou sustos na primeira etapa. Se alguém ficou mais próximo de abrir o placar, certamente foi o Tigres.

No segundo tempo o técnico José Luis Sierra (aquele mesmo ex-São Paulo) promoveu a entrada de Mauro Díaz e Emanuel Herrera nos lugares de Vecchio e Fabián Saavedra. As mudanças deram resultado e Gonzalo Barriga, de cabeça, fez o gol chileno. Daí em diante a Unión tentou ampliar o placar, mas sem sucesso. Resultado difícil para o time do Chile, principalmente porque jogou contra os reservas da equipe mexicana. Quem vencer vai para o grupo 3, que já tem Bolívar, Junior de Baranquilla e Universidad Católica.


Real Potosí 2x1 Flamengo
Local: Estadio Víctor Agustín Ugarte, Potosí
Gols: Centurión e Brites | Luiz Antônio
Real Potosí: Lapczyk; Jiménez, Alarcón, Centurión e Rivero; Sejas, Michelena (Tudor) e Ortiz; Britez, Pol (Tórrez) e Angola (Ovando)
DT: Víctor Zwenger
Flamengo: Felipe; Leo Moura, Wellinton, David Braz e J. César; Airton (Bottinelli), Willians (Camacho), Luiz Antonio e Renato; Deivid (Negueba) e Ronaldinho
DT: Vanderlei Luxemburgo

Em que se pese os 4 mil metros de altitude de Potosí, a péssima atuação do Flamengo, até mesmo com um quê de displicência, não pode ser perdoada. Basta ver os números. A equipe boliviana chutou 23 vezes a gol contra 5 chutes do Flamengo e teve placar de 18 a 11 nas bolas levantadas. A sorte do rubro negro é que o León é um dos piores times da Bolívia na atualidade.

O Flamengo saiu na frente com Luis Antônio, em ótima jogada de Léo Moura. Logo depois o Potosí empatou, com bola alçada na área e gol do zagueiro Centurión. Com domínio das ações do jogo, o time boliviano chegou à virada aos 12 minutos do segundo tempo, com falha de marcação de David Braz e gol de Brites. O resultado, no entanto, não deve ser suficiente para o time da Bolívia, que precisa ao menos empatar no jogo no Rio de Janeiro. Quem seguir na competição vai para o grupo 2 e se une a Olimpia, Emelec e Lanús.


Internacional 1x0 Once Caldas
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre
Gol: Leandro Damião
Inter: Muriel; Nei, Índio, Rodrigo Moledo e Kléber; Guiñazu, Bolatti, Oscar (João Paulo), D'Alessandro e Dagoberto (Marcos Aurélio); Leandro Damião
DT: Dorival Júnior
Once Caldas: Martínez; Ramos, Acosta, Amaya e Casierra; Núñez e Rivas; Harrison Henao (Álvarez); Mário González e Cuero (Beltran); Pajoy (Del Valle)
DT: Pompilio Paez

O Inter começou voando. Impulsionado pela ótima atuação de D'Alessandro e constantes trocas de posição do argentino com Dagoberto e Oscar, o colorado parecia senhor do jogo. O gol de Damião aos 11 minutos comprovou a superioridade da equipe brasileira, que teve diversas chances de ampliar o marcador, mas não conseguiu. A bonança, no entanto, teve fim quando o técnico Pompilio Paez tirou o meia Henao para colocar mais um zagueiro. A troca do 4-2-3-1 para 3-4-3 arrefeceu o ânimo do Internacional.

No segundo tempo o jogo foi bem mais parelho e o Once Caldas até teve chances de marcar. No fim das contas o 1 a 0 foi bom, sobretudo por não dar aos colombianos a vantagem do gol qualificado. Mas é necessário cautela: um começo de jogo ruim em Manizalles pode colocar tudo a perder. O vencedor entra no grupo 1, ao lado de Santos, Juan Aurich e The Strongest.


Nenhum comentário:

Postar um comentário