terça-feira, 13 de julho de 2010

Os melhores da Copa 2010


Todo mundo fez e eu também. Na imagem acima a minha seleção da Copa do Mundo 2010 e aqui alguns pitacos sobre os escolhidos.

1- Iker Casillas
Começou a Copa do Mundo sob enorme pressão. Muitos clamavam Pepe Reina em seu lugar. No entanto, a partir da segunda partida fechou o gol espanhol. Sua defesa de pênalti contra o Paraguai foi decisiva e a atuação na final digna de entrar nos livros da história do futebol.

2- Philip Lahm
O que era bom ficou melhor. Em 2006 Philip Lahm era um bom lateral-esquerdo. Hoje é um dos melhores laterais do mundo, em ambos os lados. Seu espírito de liderança também o colocaram em outro patamar após essa Copa.

3- Arne Friedrich
No auge da experiência e da técnica, Friedrich foi outro bom destaque da Alemanha: garantiu as coisas lá atrás em um time com dois volantes de saída de bola e um lateral que apóia bastante.

4- Carles Puyol
Raça dentro de campo e aplicação tática ao extremo. Ao lado de Piqué, Puyol contribuiu bastante para o estilo de jogo espanhol, subindo a marcação junto com os volantes e tirando o ataque adversário do jogo. Seu gol na semifinal foi simbólico para uma carreira de sucessos.

6- Fábio Coentrão
Em uma Copa de poucos grandes laterais-esquerdos, Coentrão se destacou fazendo o que todo bom lateral deveria fazer: ter timing nas subidas e coberturas. É jovem e tem tudo para crescer ainda mais de produção.

5- Diego Pérez
Um monstro na primeira volância uruguaia. O futebol bonito e as atuações pediriam um Xavi ou Iniesta por aqui, mas o fato é que nenhum dos dois atuou de volante na Copa, de forma que para mim Pérez foi o vencedor. Desarmes precisos, como o do gol contra a Alemanha, foram uma constante em toda a Copa.

7- Bastian Schweinsteiger
Ele era meia central, virou winger e agora, em sua segunda Copa, se firmou de vez como segundo volante. Rápido, inteligente e bom na marcação, Schweinsteiger foi o termômetro do time alemão no Mundial. Até por isso, quando a blitz espanhola minou sua saída de jogo a Alemanha fez sua pior partida na Copa.

11- Thomas Müller
Artilheiro e revelação da Copa sem nunca antes ter vestido a camisa da seleção principal alemã. Precisa de mais? Não é craque, mas sua velocidade, precisão nos passes e oportunismo o fizeram ser um dos melhores do Mundial.

10- Diego Forlán
Deslocado para a função de enganche, Diego Forlán fez uma Copa estupenda. Carregou o time uruguaio nas costas com movimentação, categoria e chutes precisos. De todos os jogadores foi o que mais "aprendeu" a bater na Jabulani. Merecedor do título de craque da Copa.

8- Wesley Sneijder
Por uma licença futebolística, Sneijder joga no meu time um pouco mais deslocado à esquerda, mas com a liberdade de movimentação que o consagrou no Mundial. Com consciência tática apurada e qualidade inegável, Sneijder foi o maestro holandês, dando ritmo e consistência ofensiva a um time que se privou de jogar "bonito".

9- David Villa
Não é centroavante de ofício, mas arrebentou na Copa do Mundo com seu oportunismo e técnica. Se tivesse marcado o pênalti contra Honduras seria artilheiro do Mundial. Ainda que não tenha marcado nas semis e na final, Villa foi essencial para que o esquema Tic Tac espanhol funcionasse com precisão.

Técnico: Oscar Tabárez
Vincente Del Bosque também seria merecedor do prêmio, mas o fato é que enquanto o espanhol pegou um time pronto por Aragonés e empregou seu estilo nele, Tabárez acertou o time na segunda rodada da Copa, no bico do corvo, por assim dizer. O mesmo time que havia ficado em quinto na Conmebol chegou ao quarto lugar do Mundial. E não foi só com a mexida de Forlán para enganche não. O sistema de marcação funcionou com 3 e com 4 zagueiros, Arévalo e Pérez foram quase perfeitos na destruição dos ataques adversários e Cavani, que era pra ser um "homem-gol", foi um monstro na parte tática, aliando saída rápida de bola com marcação pelo lado esquerdo.


Meus 11 reservas:

Ricardo; Maicon, Piqué, Mertesacker e Fucile; Busquets e Prince Boateng; Özil, Xavi e Iniesta; Luís Suárez


E a título de curiosidade, os 22 que escolhi na Copa de 2006:


Buffon; Zambrotta, Thuram, Cannavaro e Lahm; Maniche e Pirlo; Ballack, Zidane e Figo; Klose

Reservas
Dida; Ayala, Juan, Lúcio e Ricardo Carvalho; Gattuso e Vieira; Beckham, Riquelme e Cristiano Ronaldo; Ronaldo

Um comentário:

  1. Bom, não tenho muito fundamento para analisar suas escolhas, haha Mas posso opinar sobre o goleiro, que é minha posição favorita e mais fácil de analisar, haha O Casillas realmente merece estar na seleção dos melhores. Não por ser do time campeão, mas, sim porque foi, de fato, fundamental para a conquista da Espanha. Deu aquela falhadinha no jogo contra a Suíça, mas pegou quando tinha que pegar. E bota pegar no jogo de domingo...

    Ps: Só pra você ter certeza que sou eu... você me escala quase todo o time da Espanha e exclui o Xabi? Pô... haha

    ResponderExcluir