quarta-feira, 14 de julho de 2010

Meninos da Copa

*Texto publicado originalmente no Olheiros.net

A Copa do Mundo de 2010 acabou, mas certamente será lembrada ainda por muito tempo. O Mundial da conquista inédita espanhola, da África do Sul "no mapa", dos craques ausentes, da ressureição uruguaia, da Alemanha que joga como Holanda e da Holanda que joga como Alemanha, também foi o Mundial dos jovens talentos.

E não foram só os alemães com sua renovação, em parte forçada e em parte planejada, que encantaram no continente africano. Ganeses, espanhóis, holandeses, uruguaios, mexicanos e até sul-coreanos demonstraram que já têm em processo de maturação os prováveis grandes jogadores de amanhã.

Como Copa do Mundo é a principal época futebolística para tirarmos do armário nossas convicções e dar a cara a tapa com listas e mais listas, eis que apresento aqui a minha seleção dos jovens que foram bem no Mundial de 2010. Escalei o time em um 4-2-3-1 e coloquei apenas um atleta que estoura o limite de idade - por alguns meses, mas o leitor há de ser compreensivo com a falta de goleiros jovens no Mundial.

Vamos a ela:

1- Manuel Neuer - Alemanha - 24 anos

Titular da Alemanha na conquista do Europeu Sub-21 de 2009, Neuer sequer era cotado para terceiro goleiro da Alemanha no início de 2010. Mas eis que diante da trágica morte de Robert Enke e da contusão de René Adler, se tornou o camisa 1 da equipe alemã, desbancando os mais experientes Butt e Wiese. Logo na estreia espantou as desconfianças e terminou o Mundial com 6 partidas disputadas, dois gols sofridos, uma assistência para gol - Klose contra a Inglaterra - e atuações mais do que seguras na meta da Alemanha.

2- van der Wiel - Holanda - 22 anos

Eleito o melhor jogador jovem holandês da temporada 2009/10, logo após desbancar a concorrência e se tornar titular absoluto da Holanda nas eliminatórias, Gregory van der Wiel fez uma Copa do Mundo exemplar. Atacou pouco, é verdade, correu muito e defendeu com correção as subidas de Arjen Robben pelo lado direito do campo.

3- Jonathan Mensah - Gana - 20 anos

Zagueiro da equipe de Gana que faturou o Mundial Sub-20 no ano passado, Jonathan Mensah começou a Copa do Mundo como reserva e terminou como um dos melhores jogadores jovens do torneio. Bem nos desarmes e na bola aérea, deu poucas oportunidades para os adversários chegarem à meta defendida por Kingson.

4- Gerard Piqué - Espanha - 23 anos

Titular do Barcelona há duas temporadas, Gerard Piqué já é tão conhecido no mundo da bola que é difícil acreditar que ele só tem 23 anos. Fez uma Copa fantástica, com exceção do pênalti cometido na partida contra o Paraguai. Não fosse isso, certamente estaria na minha seleção principal do Mundial.

6- Fábio Coentrão - Portugal - 22 anos

"Ele acreditou em mim e fez de mim jogador". A frase de Coentrão se refere a Jorge Jesus Lopes, técnico do Benfica e o principal responsável pela excelente Copa do menino português. Foi Jesus quem disse a Fábio, winger esquerdo de origem, que ele seria lateral. No Mundial, Coentrão atacou e marcou com eficácia impressionante, sendo considerado por muitos o melhor da posição.

5- Sérgio Busquets - Espanha - 21 anos

Da série C espanhola a campeão do mundo em menos de dois anos. Além da espantosa evolução em tão pouco tempo, Busquets ainda foi o carregador de piano da Espanha e essencial para o título da Fúria. Eram dos pés dele que todas as bolas passavam para chegar aos maestros Xavi e Iniesta e eram dos pés dele que os adversários tentavam desviar, na maioria das vezes sem sucesso, para ameaçar o gol de Casillas.

7- Kevin Prince Boateng - Gana - 23 anos

Depois de ficar mundialmente conhecido como o "cara que quebrou o Ballack", Boateng mostrou que seu negócio é futebol. Principal opção da saída de bola de Gana, teve grandes atuações na campanha dos africanos, ora sendo segundo volante, ora invertendo com Kwadwo Asamoah e se tornando meia de ligação.

8- Thomas Müller - Alemanha - 20 anos

Em seis jogos ele fez cinco gols e deu três assistências. Não bastasse a incrível perfomance, Müller ainda se tornou o primeiro jogador da história das Copas do Mundo a ser o artilheiro do torneio e o melhor jogador jovem. E tudo isso, vale ressaltar, tendo participado de apenas um amistoso com a Alemanha antes do Mundial. Que estreia!

10- Mesut Özil - Alemanha - 21 anos

Bola de Ouro no Europeu Sub-21 de 2009, Mesut Özil assumiu na Copa a responsabilidade de ser o principal homem de criação da Alemanha. Cumpriu a função à risca e foi nomeado na lista final da Fifa para os concorrentes a melhor do Mundial. Nem mesmo a queda de rendimento diante de Espanha e Uruguai apagaram o grande torneio que Özil fez e o futuro brilhante que ainda o aguarda.

11- Pedro Rodríguez - Espanha - 22 anos

Com uma história muito parecida à de Busquets, Pedro também foi essencial na campanha espanhola. O baixinho jogou apenas 176 minutos, distribuídos em 5 jogos, mas foram suficientes para desbancar Fernando Torres nas duas partidas decisivas e mudar completamente a forma de jogo de sua equipe.

9- Luis Suárez - Uruguai - 23 anos

Não é um 9 propriamente dito, mas com sua movimentação incessante, habilidade e chutes precisos se tornou o homem-gol do Uruguai. Forlán fez um gol a mais do que ele, é verdade, mas a atuação do 10 da Celeste não teria sido possível sem a presença de Suárez lá na frente. Tem tudo pra brilhar em um grande centro europeu em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário