segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ganso atacante? Por que não?

O técnico Ney Franco anunciou: na quarta-feira, contra o São Caetano, o São Paulo será Paulo Henrique Ganso mais dez.

Apesar da empolgação generalizada com o gol da vitória contra o Ituano, Ganso ser titular é algo inesperado. Ou no mínimo incoerente. Na semana passada, após a derrota para o Atlético Mineiro, Ney disse na coletiva de imprensa que não mudaria o esquema tático e que Douglas era  titular e dono da posição de atacante aberto pela direita no 4-2-3-1 tricolor.

Sem poder contar com Paulo Miranda, Douglas jogou na lateral direita no sábado e Aloísio foi o dono do posto de atacante aberto por aquele lado. Ganso entrou no fim do jogo, mas não guardou posição, fazendo parte unicamente do abafa. Mesmo assim o técnico tentará uma vez mais encaixar o talentoso, mas lento e nada intenso, meia na equipe. Resta novamente a dúvida: onde ele jogará?

Há boatos de que Jadson será poupado. Não creio. Ney Franco destacou nos últimos dias a necessidade de usar o Paulista para montar o time para a Libertadores. Nesta linha de raciocínio, deslocar novamente o camisa 10 para a direita seria dar um passo pra trás em algo que vem funcionando muito bem. Da mesma forma, Osvaldo também já foi testado por ali e pouco rendeu, o que seria outro passo para trás. Resta a faixa direita do gramado para Ganso. Não tenho ideia do que se passa na cabeça do treinador, mas pode funcionar. Principalmente se Ganso jogar mais à frente.

Por incrível que pareça, os melhores momentos do camisa 8 do São Paulo foram jogando mais perto da área e longe da faixa de armação. Foi assim que ele marcou contra o Atlético Sorocaba, foi assim que ele rendeu contra o Guarani - quando o time tinha um a menos e ele foi uma espécie de pivô - e foi assim contra o Ituano, quando ele entrou na área para finalizar. Ganso atacante? Por que não? Com a mobilidade reduzida, esta pode ser a melhor faixa de jogo para o atleta: pouco campo pra correr e pouca necessidade de marcar. É claro que isso afetaria o sistema defensivo do time, razão pela qual algumas adaptações devem ser feitas.

Uma delas, neste devaneio de expectativas, análises e nenhuma ideia do que será feito, poderia ser a seguinte:

Com a bola 4-2-3-1 tendo Ganso mais por dentro. Sem ela, um 4-1-4-1, com Ganso ocupando a faixa do meio de campo, Jadson recuando para fazer a marcação no meio e Wellington correndo para ocupar o lado direito. (Douglas ocuparia a vaga de Paulo Miranda)

Mas, talvez Ney não tenha essa opinião. No programa Bem Amigos desta segunda-feira ele deu a entender que Jadson é o homem da chegada à frente e que Ganso se dá bem pegando a bola de trás. Se ele ainda pensar em Ganso mais recuado, pode colocar o camisa 8 como uma espécie de segundo volante. Evidentemente que isso acarretaria problemas defensivos, razão pela qual um esquema com três zagueiros poderia ser uma boa. Ney Franco montaria um misto de 4-2-3-1 com 3-5-2. 

4-2-3-1 para 3-5-2. Com a bola Tolói é lateral e Douglas é ponta direita, com Ganso pegando a bola próximo aos volantes e tendo Jadson ao lado para a troca de passes. Sem a bola, Tolói entra na área, Lúcio passa para a sobra e Rhodolfo pro lado esquerdo. 

São duas possibilidades sobre o que ninguém ainda descobriu: como Ganso pode ser útil, sem atrapalhar o time e usando toda a sua técnica e genialidade. 










2 comentários:

  1. Boa noite blz?

    E se o SPFC jogasse com o Ganso e o Jadson no 4-3-1-2 com a seguinte formação:
    RC; P.Miranda, Lúcio, Toloi e Cortez; Ganso (tipo Pirlo mesmo); Denilson, Wellington; Jadson; Osvaldo e L. Fabiano, não seria um time viável para ser utilizado??

    ResponderExcluir
  2. Jadson marcando pelo centro sobrecarregaria o Wellington, além de Denílson não ter a velocidade para acompanhar um meia ou lateral rápido. Gosto muito da ideia de Ganso como volante, armando de trás, recebendo a primeira bola dos zagueiros e lançando atacantes rápidos. Um armador tradicional que já não existe no Brasil. Porém, para atuar assim ele precisaria marcar, o que não faz nem nunca fez. Ganso como atacante é bem interessante, mas ele já fazia gols de cabeça no Santos (natural, já que é alto) e isso mataria o passe dele, sua principal característica. No momento, não consigo enxergar encaixe com Ganso e Jádson sem mais um volante, com Osvaldo saindo. O mais prudente seria usar Cañete ou Aloísio na direita e manter Jadson e Osvaldo. Ganso, hoje, é banco.

    ResponderExcluir