sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

De onde vem o dinheiro do Atlético Nacional?

Dois jogos, duas vitórias incontestáveis e o Atlético Nacional já virou a grande surpresa da Libertadores deste ano. O clube de Medellín já é dado até como potencial candidato a grandes feitos no torneio mais importante do continente.

Vale dizer que, mesmo com o título do Apertura da Colômbia de 2011, disputado no primeiro semestre, os verdolagas chegaram à Libertadores como terceira força em um grupo dificílimo com Peñarol e Universidad de Chile. Chegaram? Chegariam...

A grande mudança se deu no final de 2011, quando o Atlético Nacional investiu pesado em contratações para ter um time competitivo. Foram 10 milhões de dólares empregados para a chegada de 19 jogadores, a maioria deles com cancha para ser titular (mais detalhes aqui)

A pergunta que não quer calar é... De onde veio esse dinheiro todo? Veio do dono do clube: Carlos Ardila Lülle, um dos maiores empresários da Colômbia. Acontece que, além de proprietário do Atlético Nacional desde 1996, Lülle é dono de um enorme conglomerado de empresas colombianas, que atua desde o setor de agronegócio até o setor financeiro, passando por comunicações e bebidas. (mais detalhes aqui)

É da Organización Ardila Lülle, por exemplo, a empresa Postobón, maior marca de bebidas e refrigerantes da Colômbia. A Postobón patrocina o campeonato de futebol da Colômbia desde 2010, dando nome a todas as competições nacionais. Assim, a primeira divisão do país é a Liga Postobón, a segunda divisão é o Torneo Postobón e assim em diante. A Postobón também é patrocinadora do Atlético Nacional desde 1998, estampando a camisa do clube.

Ardila Lülle também é dono de 16 redes de televisão, rádio, e outras empresas ligadas a comunicações. Entre elas está a RCN Televisión, dona dos direitos de transmissão do campeonato colombiano - e responsável pela novela de sucesso internacional Betty, La Fea.

Está aí a resposta para o grande investimento deste ano no Atlético Nacional. Não a parte da Betty a Feia, mas sim o fato de os proprietários do Atlético Nacional serem donos dos direitos de transmissão do campeonato colombiano e patrocinarem o próprio time com a marca Postobón.

A logística é simples: com resultados financeiros melhores em 2011, após algum tempo de contenção de gastos com a crise econômica mundial, a Organización Ardila Lülle decidiu investir novamente em seu clube. Com mais investimentos o Atlético atrai atenção em nível internacional e coloca em evidência a marca Postobón para milhares e milhares de espectadores que querem ver o "tal time da Colômbia".

Dentro do território colombiano o interesse da maior torcida do país com esse time cheio de bons jogadores é renovado, e novos investidores podem vir a se interessar em colocar suas marcas nos comerciais das transmissões... E quem transmite os jogos? A RCN, que também é de Ardila Lülle.
Não é a primeira vez que o poderio econômico da Ardila Lülle dá as cartas no Atlético, mas nos últimos anos este é certamente o maior investimento. Resta saber se será também o mais bem sucedido.

2 comentários: