sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

América do Sul - Também vivemos de títulos (16/12/11)

Juan Aurich, campeão peruano

Após a conquista do brasileiro e os festejos decorrentes do quinto título nacional, os corintianos passaram a proferir com mais ênfase a seguinte frase: "Não vivemos de títulos, vivemos de Corinthians". A ode de amor ao clube faz sentido, mas, convenhamos, vencer adoça esse amor de uma forma inigualável. Que o digam dois clubes da América do Sul que até a semana passada não tinham um título de campeonato nacional: o Juan Aurich, do Peru, e o Club Deportivo Lara, da Venezuela.

Fundado em 1922 na cidade de Chiclayo, como Club Juan Aurich, a equipe peruana passou por diversos percalços nos últimos 89 anos. O primeiro título em qualquer competição só veio em 1993, com a conquista da Copa do Peru. Naquela feita o time se chamava Club Aurich-Cañaña, depois de El Auriche se fundir ao Deportivo Cañaña, outra equipe que passava por momento difícil. O título, que levou a equipe à elite do futebol peruano, no entanto, não rendeu os dividendos esperados e três anos depois o time caiu de divisão novamente e teria desaparecido, não fosse uma ação de empresários. Com recursos no bolso, eles compraram o Atletico Club Edarcha e formaram o Club Juan Aurich de Chiclayo.

Com essa nova formação e denominação El Aurich venceu a Copa Peru novamente em 1997 e voltou à elite do futebol nacional, se mantendo assim pelos cinco anos seguintes. Uma outra crise financeira e administrativa, contudo, levou à queda do clube, que uma vez mais ficou em vias de sumir do mapa. Em 2005 um novo aporte financeiro e a fusão com o Club Social Deportivo Mariscal Nieto formaram o Juan Aurich de la Victoria, nome utilizado para driblar impedimentos legais do clube. Em 2007 o novo Juan Aurich venceu novamente a copa peruana e iniciou um período de relativa tranquilidade, que atingiu seu auge no último sábado após vitória nos pênaltis ante o Alianza Lima na decisão do campeonato nacional.

Foi um título arrancado à força, já que durante toda a fase de pontos corridos o Ciclón del Norte esteve atrás dos adversários. Ainda assim, apostando na força de seu conjunto de atletas - entre eles o ex-"corintiano" Balbuena - e no talento do atacante panamenho Luis Tejada - autor de 17 gols no campeonato - chegou em segundo lugar, se classificando para a decisão do torneio.

No primeiro jogo decisivo, no entanto, o Alianza se impôs e venceu fora de casa por 2 a 1. Bastava à equipe de Lima empatar o segundo jogo para sair com o título, mas Ysrael Zuñiga, que já tinha feito o gol do Ciclón no primeiro jogo, estragou a festa e deu a vitória ao Juan Aurich, forçando a terceira e decisiva partida. Em mais um jogo igual, coube às defesas do goleiro Penny na decisão por pênaltis o fator de desequilíbrio, que trouxe ao clube de Chiclayo seu primeiro título de campeonato nacional.

De forma bem menos dramática, mas nem por isso menos valorosa, o Club Deportivo Lara bateu os grandes Caracas e Táchira e o ascendente Deportivo Anzoátegui e faturou o título do Apertura venezuelano, por ora, de forma invicta, com uma rodada de antecedência. Foi a primeira conquista do clube, formado em 2006 como Guaros Fútbol Club e que conseguiu o acesso à primeira divisão logo na temporada 2007-08.

No Apertura 2007 os rojinegros tiveram o reforço de um quase aposentado René Higuita e fizeram um bom papel. A fase se manteve no Clausura 2008, mas no Apertura daquele ano houve um solavanco e o Guaro quase caiu. Recuperado, se tornou Club Deportivo Lara em julho de 2009 depois de empresários comprarem a agremiação e investirem pesadas somas na formação do elenco. Deu certo. Já em seu primeiro ano o Lara chegou entre os quatro primeiros. Depois de uma temporada 2010-11 discreta, o rojinegro ganhou investimentos pesados em julho deste ano.

De uma só vez chegaram o técnico Eduardo Saragó e nomes de rodagem como o volante Vitali, de passagem pela Lazio, o zagueiro José Manuel Rey, 36 anos, e a dupla de ataque composta por Edgar Pérez Greco e Rafael Castellín, dois dos grandes destaques da campanha do Lara. Campanha esta que teve até agora onze vitórias e cinco empates em 16 jogos - falta a última rodada contra o Carabobo - com 36 gols marcados e 10 sofridos.

Em meio a alguns períodos de alta e diversos de baixa em quase 90 anos de história e a uma rápida curva ascendente para um clube que acaba de começar, torcedores de Juan Aurich e CD Lara, respectivamente, podem agora estufar o peito e dizer: além de viver do próprio clube, vivem também de títulos. E o amor ao time querido só tende a crescer. Afinal de contas, conquistas são apaixonantes...

Copa Sul-Americana

- O título da Universidad de Chile foi mais do que merecido. Quem acompanha este espaço viu a coluna em que falávamos do fato de este time ser atualmente o melhor do continente. As duas vitórias com autoridade ante a LDU mostraram uma vez mais isso. Vale lembrar: esta foi a primeira conquista internacional de La U. A equipe ainda pode terminar o ano com o título do Clausura e da temporada chilena.

- E como o assunto é relembrar, seguem duas colunas que trataram deste time nos últimos meses: http://trivela.uol.com.br/coluna/america-do-sul/o-time-do-continente-em-2011 e http://trivela.uol.com.br/coluna/america-do-sul/historia-no-pais-cobranca-fora-dele

Mais peruanas

As três vagas peruanas na Libertadores 2012 ficaram então com Juan Aurich, Alianza Lima e Sport Huancayo, nesta ordem. O Juan Aurich entra no grupo do Santos, o Alianza no grupo do Vasco e o Sport vai para a Pré-Libertadores contra o Arsenal de Sarandí. Quem vencer entra no grupo 4, o grupo do Fluminense. Em breve esta coluna fará um mapa de como estão os confrontos da Libertadores do ano que vem.

Mais venezuelanas

O Deportivo Lara campeão do Apertura está na Libertadores... de 2013. Coisas do calendário Sul-Americano. Os representantes da Venezuela no torneio continental do ano que vem são Táchira, Zamora e Caracas

Paraguaias

- Um final digno da história dos dois maiores clubes do país. Assim será o desfecho do Clausura Paraguaio, com Olimpia e Cerro disputando o título. O Decano venceu o Tacuary por 3 a 2 fora de casa em um jogo disputadíssimo e manteve a liderança. O Cerro bateu o General Caballero por 5 a 2 e tem um ponto a menos que o Olimpia, sendo o único capaz de tirar o título das mãos do rival. O Libertad empatou em 0 a 0 com o Sportivo Luqueño e ficou fora da briga.

- Na última rodada teremos Olimpia x Rubio Ñu e Sol de América x Cerro Porteño. O Olimpia tem 43 pontos e o Cerro 42. Se houver empate do Ciclón e derrota do Decano, os dois times empatam em pontos e terão que fazer um jogo extra para o título.

- Na briga pela Libertadores tudo pode mudar. O representante 1 do Paraguai será o campeão de Apertura ou Clausura que tiver melhor pontuação na tabela acumulada. Se o Olimpia levar o Clausura, o Olimpia é o Paraguai 1 e vai para o grupo 2, enquanto o Nacional vira Paraguai 2 e vai para o grupo do Corinthians e o Libertad se torna Paraguai 3. Se der Cerro, o Nacional vai para o grupo 2, o Cerro para o grupo do Corinthians e o Olimpia para o confronto contra o Equador 3 para entrar no grupo do Santos.

Colombianas

- Na Liga Postobon II já temos a decisão. Depois de empatar em Manizalles por 1 a 1, o Once Caldas foi a Bogotá e fez 2 a 1 no Santa Fe, conseguindo sua vaga na final. Do outro lado, o Junior de Baranquilla, que havia perdido por 3 a 0 em Bogotá para o Millonários, teve uma reação histórica em seus domínios. A equipe devolveu os 3 a 0 e ganhou nos pênaltis seu lugar na decisão.

- Em termos de Libertadores a situação é a seguinte: se o Once ganhar o campeonato entra como Colombia 2 e classifica o Millonarios para o jogo contra Inter na Pré-Libertadores. Se não vencer, o time de Manizalles enfrenta o Inter e o Junior vai para o grupo 3, que até o momento só tem o Bolívar.

- O técnico da seleção colombiana, Leonel Alvárez foi demitido do cargo nesta semana pelos maus resultados. Ele comandou a Colômbia por quatro meses em cinco jogos e teve três vitórias, um empate e uma derrota. Mesmo assim a Federação Colombiana se mostrou insatisfeita com o desempenho. Um retorno de Bolillo Gómez, demitido por ter agredido uma mulher em agosto, foi descartado.

Equatorianas

- Na decisão do título da temporada o Deportivo Quito foi a Guaiaquil e bateu o Emelec por 1 a 0. Fidel Martínez, 20 anos e com passagem pela base do Cruzeiro, fez o gol dos chullas, que jogam pelo empate no segundo jogo, que acontece no sábado.

- Com a derrota da LDU na Sul-Americana, a vaga Equador 3 na Libertadores 2011 vem obrigatoriamente da decisão do terceiro colocado do campeonato equatoriano. El Nacional e a própria LDU brigam pela classificação. No primeiro jogo deu El Nacional 2 a 1 em casa.

Chilenas

- Em terras chilenas, semifinais definidas para o Clausura 2011. A Universidad de Chile, que tinha vencido a Unión Española por 1 a 0 fora de casa, fez 3 a 0 em casa e avançou. La U vai enfrentar a Católica, que depois do 3 a 1 em casa ganhou por 1 a 0 fora do Audax Italiano. Do outro lado O Cobreloa, que havia ganhado por 1 a 0 fora de casa da Unión La Calera, fez 4 a 3 em seus domínios e passou adiante. A equipe vai pegar o Colo Colo, que depois do 6 a 3 visitando o Deportes La Serena venceu por 3 a 1 em casa. Em chaveamento a história ficou a seguinte (em primeiro equipes que decidem fora):

U. Católica x U. de Chile
Colo Colo x Cobreloa

Bolivianas

- No Apertura da Bolívia, Universitario de Sucre e The Strongest farão a final. No fim de semana o Universitario bateu o San Jose por 2 a 0 em casa e nesta quarta perdeu por 1 a 0, passando adiante pelo saldo de gols. Do outro lado, o The Strongest fez 5 a 3 no Oriente Petrolero em seus domínios e na quarta perdeu por apenas 1 a 0. Na decisão o Universitario faz o segundo jogo em casa.

- Lembrando que o campeão do Apertura da Bolívia entra no grupo do Santos, que já tem, além do Peixe, o Juan Aurich.

- Infelizmente a péssima organização e administração do futebol boliviano merecem destaque. A situação envolvendo o duelo entre Aurora e San Jose foi lamentável e sua conclusão não deixou por menos. Explicando: dentro de campo o San Jose venceu o primeiro jogo das quartas de final por 1 a 0. No entanto, o Aurora recorreu à Justiça alegando que o San Jose escalou cinco estrangeiros, quando o máximo permitido seria quatro - algo que de fato aconteceu. O San Jose contra-atacou dizendo que o goleiro Lanz, do Aurora, não estava em condições contratuais de jogo e criou-se um impasse que não foi decidido a tempo do segundo jogo das quartas. Assim, os dois times voltaram a campo sem saber o que seria do primeiro jogo. Dentro das quatro linhas novamente deu San Jose, desta vez por 2 a 0. No sábado, três dias após a partida, pressionada pela falta de datas a justiça desportiva da Bolívia decidiu que o Aurora foi o vencedor do primeiro jogo, mas que a equipe não levaria nenhum saldo de gol adiante. Ou seja, o resultado só valeria de algo se o Aurora empatasse a segunda partida, o que não aconteceu. Assim, o San Jose avançou. A pergunta é... Poderia ter acontecido o empate se a decisão da Justiça tivesse saído a tempo? Provavelmente o Aurora jogaria fechado e correria menos riscos de tomar um 2 a 0 não é? Pois é...

Uruguaias

Com o fim do Apertura começa o período de especulações. As maiores até o momento são as seguintes: Cristian Rodríguez, meiocampista do Porto, poderia ir para o Peñarol, enquanto o Nacional pode fechar com o experiente zagueiro Scotti, 36 anos, que está no Colo Colo. O Bolso já fechou a contratação do lateral direito Pablo Álvarez, formado na base do tricolor e que estava na Reggina, da Itália, até rescindir seu contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário